Cultura

1º IA Summit UPF reúne empresas, estudantes e especialistas para debater o presente e o futuro da Inteligência Artificial

07/08/2025

11:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luís Henrique de Melo

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio dos cursos da área de Computação, promoveu nesta quarta-feira, 06 de agosto, a primeira edição do IA Summit UPF. O evento reuniu empresas, startups, estudantes e entusiastas para discutir, na prática, como a Inteligência Artificial (IA) está transformando diferentes áreas do conhecimento e do mercado.

Com programação gratuita e aberta ao público, o encontro contou com dois momentos distintos e complementares, realizados no UPF Parque e no Centro de Eventos da Universidade.

Conexão com o ecossistema de inovação

Na Arena UPF Parque, o foco foi o setor empresarial. Iniciado às 18 horas, representantes de empresas externas, startups e membros do ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da UPF participaram de uma dinâmica de negócios, com apresentação de soluções em IA e networking entre profissionais. 

Palestras e painéis movimentam o Centro de Eventos

A partir das 19h30, o IA Summit seguiu para o Centro de Eventos da UPF, com uma programação híbrida que atraiu 488 participantes no total, sendo 91 deles acompanhando de forma online.

Três painéis abordaram os impactos e as aplicações da IA em diferentes setores:

  • IA no ensino, pesquisa e extensão na área de TI da UPF:  conduzido pelo professor Carlos Holbig, que destacou as iniciativas em desenvolvimento dentro da Universidade.
  • IA no agro: como a Stara está fazendo sua revolução: com a participação da empresa Stara, referência em tecnologia no agronegócio.
  • A nova maneira de construir softwares:  apresentado pela Compass UOL e AirCompany.AI, o painel demonstrou o uso prático da IA como ferramenta no desenvolvimento de sistemas.

Uma vitrine para o que já está acontecendo

Para o coordenador do curso de Ciência da Computação da UPF, professor Eder Pazinatto, o evento foi uma oportunidade ímpar de aproximar a comunidade acadêmica das tendências tecnológicas mais recentes. “O evento foi uma excelente oportunidade para apresentar à comunidade e aos alunos as diversas iniciativas que os cursos da área de Tecnologia da Informação da UPF vêm desenvolvendo com Inteligência Artificial. Nos painéis, as empresas parceiras Stara e Compass.UOL demonstraram, de forma prática, como aplicam a Inteligência Artificial em seus negócios”, destacou.

Além de proporcionar um espaço de aprendizado e debate, o IA Summit UPF também promoveu a solidariedade, arrecadando alimentos para uma ação social vinculada à Universidade.

Com mais de 480 pessoas participando presencialmente ou de forma online, a primeira edição do evento consolida a UPF como espaço de discussão e inovação tecnológica, conectando o que se faz na academia com as demandas reais do mercado.
 

INSCREVA-SE