Universidade

UPF na Expodireto 2020: troca de conhecimento e proximidade com a comunidade

06/03/2020

17:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação UPF

Espaços da Universidade receberam mais de 20 mil visitantes durante a feira, que viveram experiências e trocaram conhecimentos

A Universidade de Passo Fundo (UPF) esteve presente de forma intensa na 21ª Expodireto Cotrijal. Parceira do evento desde a primeira edição, a Instituição levou conhecimento e experiências aos mais de 20 mil visitantes que passaram pelo estande principal, com 300 metros quadrados, e na área montada na Arena Agrodigital. Em diferentes espaços do Parque, também foram proferidas palestras que levaram ao público informação e conhecimento baseado nas pesquisas, serviços e iniciativas desenvolvidas na Universidade. Presente no evento, a Reitoria da UPF reforçou o caráter da universidade comunitária, por meio de encontros com lideranças nacionais, representantes de empresas, organizações e entidades de diferentes áreas a fim de aproximar ainda mais a Instituição com a sociedade, de forma cada vez mais estratégica.

Parcerias
Com o objetivo de desenvolver soluções educacionais através de parcerias que contribuam com a inovação e o resultado sustentável das organizações, foram realizadas dezenas de agendas com empresas, entidades de classe e poder público. A reitora professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin e os vice-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação professor Dr. Antônio Thomé; de Extensão e Assuntos Comunitários professor Dr. Rogerio da Silva; e Administrativo professor Dr. Cristiano Cervi, participaram dos encontros visando aproximar ainda mais a Instituição da comunidade regional.

Dentre as agendas realizadas no estande da UPF estiveram diretores da empresa Stara; o presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões Eduardo Freire; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul o deputado Ernani Polo, o presidente da Acisa de Passo Fundo Evandro Silva, representantes do BRDE, Banrisul, do Sindicato Rural de Carazinho, da RBSTV, da Associação Comercial de Carazinho, do Sindicato Rural de Carazinho, e da Razera Agrícola. A Reitoria ainda participou de um encontro com o presidente da Expodireto Cotrijal Nei César Mânica, na Casa Cotrijal.

A Universidade também formalizou convênios que preveem a oferta de descontos nos cursos de graduação e pós-graduação da UPF com a Cotrijal, Kuhn do Brasil, Stara, a John Deere do Brasil, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Não-Me-Toque (Acint), e o Sindicato Rural de Não-Me-Toque. Os descontos se destinam a funcionários das empresas e seus dependentes e associados e seus dependentes, no caso da Acint e do Sindicato Rural. Além disso, a parceria também possibilita a oferta de cursos in company, pensado com mais exclusividade às necessidades de funcionários e associados.

Os convênios favorecem a formação de profissionais e reforçam a força da marca UPF para o desenvolvimento regional. Para o diretor geral da Kuhn do Brasil, Mário Wagner, a UPF é hoje um patrimônio da cidade e da região. “Sua importância não tem dimensão, visto que forma profissionais em todas as áreas”, pontuou. Da mesma forma, a diretora da Stara Financeira, Nicole Stapelbroek Trennepohl, confia na marca UPF. “Quando pensamos na região e na fortaleza que ela tem, não são só as empresas, a educação é parte muito forte disso e a UPF representa um grande celeiro de talentos”, reforçou.

Para o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica, a Universidade representa uma importante parceira do agronegócio. “Somos uma cooperativa de produção e a UPF de educação, conhecimento e tecnologia. Essa relação é importante porque precisamos buscar na Universidade o conhecimento e oportunizar aos nossos produtores e colaboradores que façam cursos para juntos darmos continuidade na propriedade e melhorarmos nossos processos de gestão e de produção”, opina.

Arena Agrodigital
Novidade na Expodireto Cotrijal, a Arena Agrodigital também contou com o espaço da UPF, por meio da Rede de Inovação Conecta, ao lado de gigantes da tecnologia e pesquisa. A UPF apresentou a estrutura e os processos de incubação e residência de empresas, as empresas incubadas e residentes e suas soluções, além de prestar orientação e mentoria gratuita a empreendedores e inventores. Além disso, a equipe da rede ofereceu palestras sobre temas como inovação e empreendedorismo no agro.

No espaço ocorreu o lançamento do desafio tecnológico Inovagrãos, que será desenvolvido pela Rede de Inovação Conecta UPF, e a Embrapa Trigo, em parceria com o Sebrae. O desafio consiste em uma competição nacional de ideias inovadoras. O principal objetivo é atrair soluções de empresas ou de inventores, sejam individuais ou em grupos, para a área de produção de grãos, mais especificamente, de cereais de inverno e as culturas associadas.

Inovação, pesquisas, produtos e serviços
O estande principal, a UPF oportunizou aos visitantes conhecerem resultados de pesquisa na área tecnológica. Entre elas a ação realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) que apresentou softwares de contagem e classificação de elementos que utilizam processamento de imagens e inteligência artificial, desenvolvido por alunos do PPGCA, dos cursos de graduação da área de Tecnologia da Informação (TI) e em parceria com o Laboratório de Análises de Sementes.

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro), Serleni Sossmeier, apresentou informações e orientações sobre a Amaranthus Hybridus, espécie de planta daninha, conhecida como caruru e presente em quase todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Uma ilha de sabores
Na Ilha dos Sabores, a protagonista foi a tradicional erva-mate como ingrediente principal de dois produtos. Um deles, é o pão de queijo de erva-mate. Fruto da pesquisa “Erva-mate como componente funcional no desenvolvimento de processos e produtos alimentares”, o alimento foi desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e do curso de Engenharia de Alimentos. 

Para acompanhar, os visitantes puderam provar chás que são resultado do estudo “Ciência e tecnologia para novos ritos do mate”, desenvolvido na UPF, por intermédio do curso de Farmácia e da empresa Inovamate, incubada no UPFParque. A proposta foi pesquisar os blends de chás da linha Matequero, relatando os seus benefícios à saúde humana. 

No mesmo espaço, experimentaram chips da UPFSZ Atlantucha, variedade de batata desenvolvida pelo Laboratório de Biotecnologia Vegetal da UPF e lançada em 2018. A UPFSZ Atlantucha tem boa produtividade, resistência a insetos e é ideal para fritura.

Informações sobre diferentes cursos de graduação, como Agronomia, Medicina Veterinária e o Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio foram repassadas aos interessados.

Compartilhando conhecimento
Diversos docentes da participaram da programação de palestras da Expodireto. Os professores Dr. Mauro Rizzardi e Dr. Edson Bortoluzzi, integraram a agenda de debates. Os temas abordados foram, respectivamente, controle de plantas daninhas e uso da rochagem em cultivos de grãos sob sistema de plantio direto. Aconteceram ainda as palestras “Agricultura visionária e inteligente: pesquisa e desenvolvimento”, com o professor Rafael Rieder, na Arena; e a palestra Inovação: qual é o meu lugar nisso tudo!?, durante a Programação do 9º Fórum do Jovem Cooperativista. Em evento promovido pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS foi apresentado o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex).

Quem passou pelo estande

Gerente de Planejamento do BRDE, Alexandre Nunes Leitzke

“Em relação à UPF só temos que elogiar a gestão, a modernização da Instituição, que se vê refletido aqui no estante. Também vemos o avanço com as iniciativas apresentadas na Arena Digital, o que mostra o crescimento e as iniciativas de inovação dentro da Universidade. A parceria com o BRDE é histórica e institucional com a Universidade. Temos um escritório em Passo Fundo que atende toda a região e nos coloca muito próximos. E agora mais próximos do que nunca, neste novo posicionamento estratégico da UPF, onde queremos e vamos colaborar, valorizando esta importante e tradicional instituição e sua relevância para a região e para o contexto do desenvolvimento econômico regional. Parabenizamos a todos que estão aqui pelo trabalho”.

Presidente FAMURS, Eduardo Freire

“Sem dúvida alguma a UPF é muito importante para a nossa macrorregião, com mais de 120 municípios e considerada a região da produção do Estado do Rio Grande do Sul. O ensino de qualidade e a força da Instituição significam muito para nós, então, vemos como importante a ampliação das nossas parcerias e esse é o objetivo da Famurs estar aqui no estante e ampliar, de todas as formas, idealizando, para o mês de junho um grande evento, sediado na UPF, com a participação de mais de 300 prefeitos do Estado todo. Ficamos felizes em ter essa abertura por parte da Universidade, pois sabemos da importância da Instituição para o Estado e, principalmente, para a região”.

Diretor Geral da Kuhn do Brasil, Mário Wagner

“Minha relação com a UPF começou em 1976, na terceira turma de Engenharia Mecânica e desde então eu tenho uma ligação muito forte com a Instituição, inclusive desenvolvi alguns trabalhos junto ao curso em alguns anos. A UPF é hoje um patrimônio da cidade e da região. Sua importância não tem dimensão, visto que forma profissionais em todas as áreas. É uma instituição fundamental e nos sentimos, enquanto empresa, ligados à Universidade e temos o interesse em manter as relações e nos aproximar. Sabemos que temos muito mais a fazer juntos”.

Presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica

 “A parceria da UPF com a Cotrijal é muito importante porque somos uma cooperativa de produção e a UPF de educação, conhecimento e tecnologia. Essa relação é importante porque precisamos buscar na Universidade o conhecimento e oportunizar aos nossos produtores e colaboradores que façam cursos para juntos darmos continuidade na propriedade e melhorarmos nossos processos de gestão e de produção. A UPF é de extrema importância para o desenvolvimento pessoal, profissional e econômico também”.

Presidente Assembleia Legislativa, Ernani Polo

“Parabenizo pelo belo espaço ampliando que apresenta todo trabalho que a UPF realiza, voltado a formação, qualificação e capacitação de pessoas. É fundamental termos instituições de ensino fortes, robustas e que se preocupam em formar profissionais qualificados para atender as demandas de mercado. E estamos à disposição e convidamos a UPF a se somar nessa nossa pauta que é a competitividade e, isso, passa por uma educação de qualidade, melhorarmos nossa infraestrutura, termos um ambiente mais adequado e terreno mais fértil no Rs para gerar novos negócios e que gerarão mais empregos, movimentar a economia e criar um ambiente melhor no futuro. Esse é nosso compromisso e estamos de portas abertas na Assembleia.

Diretora da Stara Financeira, Nicole Stapelbroek Trennepohl

“Ficamos muito felizes em ver a presença da UPF na Expodireto. Quando pensamos na região e na fortaleza que ela tem, não são só as empresas, a educação é parte muito forte disso e a UPF representa um grande celeiro de talentos. A própria Stara contrata vários desses talentos que vêm galgando espaço e colaborando para que tragamos cada vez mais conhecimento, tecnologia e produtividade para o campo. Temos profissionais não só na área da Agronomia, mas na Contabilidade, Administração, Engenharias de todos os tipos e ficamos contentes em ver uma instituição tão importante quanto à UPF presente aqui. Se não tivesse uma forte instituição educacional não teria esse desenvolvimento forte como a região tem. A UPF tem uma longa história de preparo de talentos e conhecimento para agregar às empresas da região. Eu como ex-aluna, estudei na UPF Carazinho, conheço várias pessoas que foram colegas ou estudaram em outros cursos e as vejo trabalhando na feira e devemos nos orgulhar de ter uma instituição do porte e do nível da UPF atuando aqui na região”.