Universidade

Inscrições para o VIII Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia seguem abertas

10/08/2023

17:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediará, nos dias 23 e 24 de agosto, o VIII Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia e a V Jornada Sul Brasileira de Pesquisa em Plantas Medicinais e Homeopatia. Neste ano, a temática central do evento é “Quebrando tabus, integrando saberes e promovendo o cuidado: do conhecimento popular ao desenvolvimento científico”. As atividades ocorrerão no formato híbrido, de maneira presencial no dia 23 de agosto, no Centro de Eventos da UPF, e de forma on-line no dia 24, com transmissão pelo YouTube. As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI. O custo é de R$ 30,00.

O evento propõe oportunizar um espaço de troca de conhecimento, saberes, pesquisas e experiências sobre plantas bioativas e homeopatia na saúde humana, vegetal e animal. A promoção e a organização do evento são feitas por um grupo de instituições e entidades que têm atuado em projetos de extensão e pesquisas com plantas bioativas e homeopatia em suas comunidades e municípios.

Espaço do cuidado, oficinas e feira de empreendimentos

Para quem participar de forma presencial, haverá oficinas, espaço do cuidado e, ainda, uma feira de empreendimentos. Para as oficinas, as inscrições devem ser feitas no mesmo site da inscrição, na aba “Inscrever-se em atividades”. São oferecidas 22 oficinas, com vagas limitadas, sem custo adicional. 

Outro atrativo é o Espaço do Cuidado, onde serão realizadas vivências de práticas integrativas e complementares, durante todo o dia de atividade presencial, também sem custo adicional. Entre os cuidados ofertados estão reiki, massoterapia, aromaterapia, yoga, meditação, reflexologia e fitoterapia, entre outros. A Feira de Empreendimentos contará com mais de 20 expositores, ligados às plantas bioativas, homeopatia, aromaterapia e alimentação natural, que estarão expondo seus produtos.

Submissão de trabalhos

O evento recebeu mais de 70 trabalhos, que estão em avaliação pela Comissão Científica e serão apresentados na forma de pôsteres. Os destaques serão apresentados no dia 24 no formato on-line. Os trabalhos nas modalidades de relato de experiência, resumo expandido e resumo simples foram distribuídos em cinco temáticas: etnobotânica – povos e comunidades tradicionais; homeopatia; plantas medicinais e/ou fitoterápicos na saúde humana, animal e vegetal; políticas públicas e práticas integrativas e complementares (PICs); e produção e bioatividade de plantas medicinais. Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão publicados nos Anais 2023.

O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar; Universidade de Passo Fundo (UPF); Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar); Prefeitura de Passo Fundo; Associação Brasileira de Homeopatia na Agricultura e Ambiente (Abhama); Associação Brasileira de Homeopatia Popular (ABHP); Anhanguera; Atitus Educação; Cáritas Arquidiocesana; Cooperativa Coasa; Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio); Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS); Liga de Saúde Espiritualidade Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lasepics); Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR); Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Passo Fundo e campus Erechim; Cresol; Naturativa; e Ideau.