Universidade

Tecnologia para ver e experimentar

04/03/2020

13:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Leonardo Andreoli

UPF oferece experiências de realidade virtual, um jogo em que é possível pilotar máquinas agrícolas em uma mesa virtual, além de tecnologias de inteligência artificial aplicadas à agricultura

A tecnologia está em toda a cadeia do agro de forma, muitas vezes, imperceptível. No estande da Universidade de Passo Fundo (UPF), no entanto, uma experiência diferente é oferecida aos visitantes. É possível ver e tocar na tecnologia. Realidade virtual, mesa interativa e inteligência artificial são algumas delas. As atividades podem ser conferidas durante todos os dias da feira que ocorre em Não-Me-Toque até esta sexta-feira, 6.

Realidade Virtual
Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) estão na Expodireto com ações de Realidade Virtual para Smartphones. Direcionada ao público em geral, a ação demonstra o uso de aplicativos que simulam um ambiente de realidade virtual, utilizando óculos 3D e um smartphone com giroscópio. 

Mesa interativa
A Fábrica Experimental de Desenvolvimento de Software, vinculada ao Parque Científico e Tecnológico (UPF Parque) está apresentando uma aplicação com um jogo rodando em uma mesa interativa que permite pilotar máquinas agrícolas, como tratores e colheitadeiras. A ideia é que os visitantes possam utilizar a mesa para pilotar e visualizar o potencial que a tecnologia pode oferecer para simulações e capacitações quanto ao uso de máquinas agrícolas. 

Inteligência Artificial para Agricultura
Outra ação realizada pelo PPGCA é a de Inteligência Artificial para Agricultura, direcionada especialmente ao público específico da área, como produtores, pesquisadores e empresários. Durante a Expodireto, os pesquisadores estão apresentando dois softwares de contagem e classificação de elementos que utilizam processamento de imagens e inteligência artificial, desenvolvido por alunos do PPGCA e dos cursos de graduação da área de Tecnologia da Informação (TI). Um dos softwares é o AphidCV, que realiza contagem e classificação de pulgões de trigo, desenvolvido em parceria com a Embrapa Trigo; e outro, o SeedFlow, para contagem e classificação de sementes de aveia, parceria com o Laboratório de Análises de Sementes.