Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo realizará nos dias 21 e 22 de novembro de 2019 a III MOSTRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - MEDUC. Este evento acontece a cada dois anos e, desde sua gênese, promove debates, encontros, partilhas e, sobremaneira, oferece aos pós-graduandos a possibilidade de socializar suas pesquisas. Nesta edição, de modo particular, visa oportunizar aos discentes do PPGEdu-UPF e demais programas o compartilhamento das investigações com seus pares, de modo a enriquecê-las e colocá-las sobre a apreciação de outrem.

Assim, o intuito do evento, concomitante a esse movimento de colocar em diálogo as pesquisas que foram e estão sendo desenvolvidas, é o de problematizar os desafios hodiernos ligados à educação, uma vez que essa área vem sendo afetada pelos efeitos da globalização e do neoliberalismo.

Esta terceira edição da Mostra de Pesquisa em Educação visa contribuir com a qualificação das pesquisas acadêmicas, elaboradas pelos discentes dos cursos de pós-graduação stricto sensu, em especial trabalhos de dissertação e tese. Nesse sentido, o evento busca retomar seu objetivo que inspirou a construção do mesmo: o protagonismo dos alunos do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, a fim de que possam compartilhar suas pesquisas, além de dinamizar e organizar um evento científico em espaço institucionalizado, no âmbito da pós-graduação.

A temática que orientará as discussões durante a III MEDUC será “OBSCURANTISMO EDUCACIONAL: O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS”, Esse tema elucida não apenas a importância do debate e do diálogo na construção das pesquisas, como também se constitui em um espaço para a formação dos sujeitos, provocando a reflexão acerca dos grandes desafios da atualidade que dizem respeito ao campo da educação.

O evento ocorrerá no Campus Central da UPF, local onde serão organizadas as atividades, sejam minicursos, comunicações dos trabalhos e demais atividades do evento, conforme programação anexa.

Promoção

UPF - Universidade de Passo Fundo
FAED - Faculdade de Educação
PPGEdu - Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado

Local

O evento ocorrerá no Campus I da Universidade de Passo Fundo, local onde serão organizadas as atividades de palestra de abertura, minicursos, comunicações dos trabalhos, lançamento de livros e mesas temáticas, conforme programação anexa.

Público alvo

Pesquisadores, docentes e discentes da área de Educação e demais interessados pela temática do evento.