Anais

A II MEDUC (II Mostra de Extensão em Educação, II Mostra de Pesquisa em Educação e I Mostra de Ensino em Educação) -  Ensino, Extensão e Pesquisa: Em busca da transversalidade de práticas e saberes, realizada na Universidade de Passo Fundo nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2017, publica as comunicações aprovadas pelos pareceristas ad hoc, na intenção de contribuir com a partilha dos saberes produzidos - e o devido aperfeiçoamento destes -, como também, na certeza de que os mesmos podem ser tornar instrumentos na busca por uma educação mais transversal e significativa.

Atenciosamente
A Coordenação

Volume 02/ 2017
ISSN 2447-5653

As comunicações estão em ordem alfabética divididas em pesquisa, extensão e ensino

Pesquisa

Adriana Bragagnolo

Reflexões sobre a interação verbal na educação infantil

Aline Fernandes Dos Santos

Uma experiência a partir de projetos no ensino fundamental

Alisson Cristian Giacomelli

A concepção de tempo ao longo da história da ciência

Camila Comin Bortolini

Argumentação e aprendizagem: alguns resultados de estudos feitos no Brasil

Camile Gasparini

O prático reflexivo e sua profissionalização na perspectiva schöniana

Carina Copatti

A diversidade indígena no ensino de Geografia

Caroline da Silva Furini

A programação de computadores como externalização dos pensamentos

Catia Pereira da Rosa

Noções de tratamento da informação por meio de jogos nos anos iniciais do ensino fundamental

Cátia Ruas Teixeira Sauer

Concepções de formação continuada: Do espontaneísmo a pratica reflexiva

Cezar Menegat

A formação continuada docente: um desafio à educação

Chrystina Gomes dos Santos

Incentivo à leitura: a prática em questão

Cícero Santolin Braga

A formação de leitores competentes: o que há de errado?

Claudeonor A. Vargas

Piaget: críticas à tradição e defesa da educação nova

Claudio Damião Braun

A experiência como pressuposto para o saber: relações entre Charlot e Gadamer

Daniel Confortin

A educação monástica budista: Experiências em um monastério nepalês.

Darciel Pasinato

O público no Manifesto de 1959

Edugas Lourenço Costa

As políticas educacionais em um contexto de reconfiguração do papel do estado

Elias Fochesatto

O conceito jonasiano de responsabilidade: indicativos e desafios à educação

Évelyn Biorchi Maria

Revisão de literatura: a primeira etapa da produção do conhecimento

Fabíola Giacomini De Carli

A patologização e a medicalização da infância e seus aspectos epistemológicos

Fernanda Batistela

Programação de computadores e o processo auxiliar da aprendizagem atenção

Flávia P. Schwabenland

Idosos que vivem na roça:  os saberes escolares & o processo de validação social em sociedades complexas

Franciele Gallina

Convergências epistemológicas à luz da educação estética e do imaginário

Franciele Sander Sartori

Desenvolvimento das FPS na pré-escola em situações de interação

Gabriele Albuquerque Silva

Do conflito à violência: aspectos da convivência escolar

Gilcéia D. de Oliveira

A docência na educação superior: reflexões sobre a formação docente

Greicimára S. do Nascimento

Realidades da jornada ampliada em uma Escola Municipalde Erechim

Ivana A. Weissbach Moreira

Politicas educacionais e as complexas relações na inclusão social de adolescentes

Jane Kelly de Freitas Santos

O bom desempenho de alunos bolsistas PROUNI: ótica sociológica

Jéssica Limberger

Contexto Escolar e Habilidades Sociais de Mulheres Usuárias de Crack

Joana Maria de Moraes Costa

  Inclusão na educação superior: “verdades” contemporâneas

João Alberto Ramos Martins

Contribuições da informática educativa para o protagonismo juvenil

Joce Daiane Borilli Possa

Os desafios profissionais para a atuação no atendimento educacional especializado (AEE)

Jones Adão Pereira Soares

O sentido lato da educação superior nos cenários da intercionalização

Juliana Pause Taborda

A pesquisa como principal elemento para a construção do conhecimento

Juliane Lodi Castellani Dörr

A produção acadêmica sobre  Ensino de gramática nos Anos Iniciais

Karen Girardi Pelissaro

O Projeto Político Pedagógico e a participação docente na sua construção

Leonardo Biazus

Educação da vontade e das paixões no Emílio de Rousseau

Letícia Mistura

Investigar em ensino de história: entre fronteiras e limites epistemológicos

Lisiane Ligia Mella

Espaço intersubjetivo e experiência formativa na socioeducação: relação educador-educando

Luana Bonavigo

Narrativas de estudantes no contexto formativo da Pedagogia da Alternância

Maiara Fernanda Fusinatto

Infância e consumo: A busca pela regulamentação da publicidade infantil

Maiara Foli Severo

Crianças leitoras na Educação Infantil: É possível?

Marcelo José Doro

 Uma (tentativa de) aproximação entre o conceito de formação (Bildung) e noção Heideggeriana de cuidado (Sorge)

Márcio Luís Marangon

Os conceitos-chave da formação em Goethe

Marcos Antonio Madaloz

Educar para o Pensar e o desempenho matemático no IDEB

Margarete Maria Soares Bin

Poéticas digitais: uma alternativa para formar leitores

Maria Augusta D’Arienzo

Prática leitora multimidial: sob o olhar dos participantes do projeto livro do mês

Mariele Fátima de Camargo

Processo de sofisticação do pensamento, nas crianças de Educação Infantil

Marlova Elizabete Balke

Modelagem Matemática no Ensino Técnico em Alimentos do IFRS Erechim

Miguel Rossetto

Da figura de Sócrates à formação do si mesmo

Mônica Faccienda

Escrita na educação infantil: contexto social e Papel da escola

Mônica Tessaro

A educação não formal como espaço e local para o protagonismo juvenil

Munir José Lauer

A gestão democrática no RS: uma análise de conteúdo

Nara Aparecida Peruzzo

A metáfora do casulo: o aprisionamento da mulher em Rousseau

Odair Neitzel

A Pedagogia Geral de Herbart frente ao reducionismo pedagógico

Paoline Bresolin

Educação do Campo: aproximações e sentidos de conhecimento escolar

Patricia Carlesso Marcelino

O corpo e sua educabilidade nas sociedades plurais e complexas

Regiano Bregalda

A formação do sujeito na perspectiva da narrativa

Renan Anderson de Oliveira

Educar para a autonomia a partir do pensamento de Theodor Adorno: reflexões sobre a formação contemporânea

Renata Maraschin

Educação, diálogo e saúde

Roberto Preussler

A prática como componente curricular: Reflexões de uma política educacional às licenciaturas

Rosana Cristina Kohls

Ensino superior e emancipação humana

Rosângela Hanel Dias

Os Estudos sobre o Ensino da Gramática na Área da Educação: um olhar para o cenário nacional

Roseléia Schneider

Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios

Rosenei Cella

Educação de tempo integral no Brasil: desafios e perspectivas

Rosicléia Teixeira Pauletti

Pesquisa em educação: considerações sobre a qualidade e o conceito de vigilância epistemológica

Rosmarí Deggerone

A corrente vygotskyana: uma resposta à inclusão escolar?

Sandra Maria Zardo Morescho

PNEM: mobilização e estratégias desenvolvidas pelo Orientador de Estudo

Tacila Nascimento Vasconcelos

As concepções de Educação Ambiental no curso Técnico em Agricultura

Valéria Espíndola Lessa

Teoria dos Campos Conceituais: um estado do conhecimento

Vanessa Dal Pizzol

PNAIC e ANA: convergências e restrições

Vívian Nolasco

A função de subjetivação docente na Pré-Escola sob ameaça

Ensino

Thales Pereira

Formação à infancia e a juventude: um ideal de maioridade

Stéfanie de Azevedo de Mello

Elisabeth Maria Foschiera

A literatura na educação infantil por meio das obras literárias.

Franciele Fátima Talian

Elisabeth Maria Foschiera

Espaços não escolares – possibilidades de ressignificar a pedagogia e o ser pedagogo a partir do cuidado

Luciane Dadia Rodrigues

Franciele Talian

Políticas educacionais e gestão: ressignificando o espaço escolar para qualificação da educação básica.

Karine Palado

Cristina Fioreze 

O trabalho em casas de acolhimento: da invisibilidade ao reconhecimento.

Extensão

Mariane Oliveira Bica

O ensino superior frente aos processos humanizatórios: cenários e possibilidades.

Luciane Spanhol Bordignon

Everaldo Silveira da Silva

Celeste Brasil Dal Pupo

Extensão Universitária: entrelaçamento entre Universidade Comunitária e Redes Públicas Educacionais

Jessica Campos de Andrade

Cristiane de Mello

Luisa cadorim facenda

As Múltiplas faces do Brinquedo: dizendo sim as possibilidades, despertando a criatividade

Lisia Rodigheri Godinho

Elisabeth Maria Foschiera

Eliane Fernandes

Programa Comunidades Sustentáveis: Responsabilidade Social Universitária e as ações do Projeto Fazendo a Lição de Casa

Frederico Santos dos Santos

 Maria Helena Weschenfelder

Vinícius Santos de Miranda

Extensão universitária e o processo migratório do século XXI: diálogos possíveis com senegaleses em Passo Fundo/RS-Brasil

Rodrigo Luz

Elisabeth Maria Foschiera

Eduardo Foschiera

Projeto de extensão feira ecológica UPF: oferta de produtos agroecológicos e da economia solidária no campus da universidade de Passo Fundo

Silvana Ribeiro

Franciele Talian

Gabriela Dutra

Ser extensionista: construindo uma identidade

Deise de Brito da Silva

Luisiana de Cesaro

Trabalhando com cuidadores de Casas de Acolhimento através da Extensão

Elisabeth Maria Foschiera

Adriana Bragagnolo

Pâmela Berté Freitas

A leitura da palavra no galpão da COAMA

Carina Tramontina Corrêa

Luísa Cadorim Facenda

Rosângela Hanel

Centro Regional de Educação e Formação Continuada: princípios e ações integradoras

Roberta Aparecida Borges Brito Dalpaz

Lisiane Ligia Mella

Espaço de cuidado na velhice: a arte de descortinar emoções

Ádria Brum de Azambuja

Eliara zavierukalevinski

Viviane Fátima Lima do Prado

O trabalho da coordenação pedagógica: Cotidiano e atribuições

Rosana coronettifarenzena

Cíntia Luzia Lauer

Jéssica da Silva de Couto

Desafios à afirmação da identidade de uma brinquedoteca Universitária: cotidianos lúdicos