Comunicações

Divisão de salas

* Lembramos que esta divisão ainda pode sofrer modificações;

Sala

Nome

Título

Sala 01

Local:

FAED 208

Adriana Bragagnolo (C)

Reflexões sobre a interação verbal na educação infantil

Maiara Fernanda Fusinatto

Infância e consumo: A busca pela regulamentação da publicidade infantil

Maiara Foli Severo

Crianças leitoras na Educação Infantil: É possível?

Mariele Fátima de Camargo

Processo de sofisticação do pensamento, nas crianças de Educação Infantil

Mônica Faccienda

Escrita na educação infantil: contexto social e Papel da escola

Elisabeth Maria Foschiera

Adriana Bragagnolo

Pâmela Berté Freitas

A leitura da palavra no galpão da COAMA

 

 

 

Sala 02

Local:

FAED 203

Maria H. Weschenfelder (C)

Frederico Santos dos Santos

Vinícius Santos de Miranda

Extensão universitária e o processo migratório do século XXI: diálogos possíveis com senegaleses em Passo Fundo/RS-Brasil

Alisson Cristian Giacomelli

A concepção de tempo ao longo da história da ciência

Letícia Mistura

Investigar em ensino de história: entre fronteiras e limites epistemológicos

Darciel Pasinato

O público no Manifesto de 1959

Carina Copatti

A diversidade indígena no ensino de Geografia

Lisiane Ligia Mella

Espaço intersubjetivo e experiência formativa na socioeducação: relação educador-educando

 

 

 

Sala 03

Local:

FAED 204

Márcio Luís Marangon (C)

Os conceitos-chave da formação em Goethe

Marcelo José Doro

Uma (tentativa de) aproximação entre o conceito de formação (Bildung) e noção heideggeriana de cuidado (Sorge)

Miguel Rossetto

Da figura de Sócrates à formação do si mesmo

Odair Neitzel

A Pedagogia Geral de Herbart frente ao reducionismo pedagógico

Renan Anderson de Oliveira

Educar para a autonomia a partir do pensamento de Theodor Adorno: reflexões sobre a formação contemporânea

Thales Pereira

Formação à infancia e a juventude: um ideal de maioridade

 

 

 

Sala 04

Local:

FAED 212

Mariane Oliveira Bica (C)

O ensino superior frente aos processos humanizatórios: cenários e possibilidades.

Gilcéia D. de Oliveira

A docência na educação superior: reflexões sobre a formação docente

Joana Maria de Moraes Costa

Inclusão na educação superior: “verdades” contemporâneas

Jones Adão Pereira Soares

O sentido lato da educação superior nos cenários da intercionalização

Roseléia Schneider

Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios

Rosana Cristina Kohls

Ensino superior e emancipação humana

 

 

 

Sala 05

Local:

PPGEDU 1

Fernanda Batistela (C)

Programação de computadores e o processo auxiliar da aprendizagem atenção

Franciele Fátima Talian

Elisabeth Maria Foschiera

Espaços não escolares – possibilidades de ressignificar a pedagogia e o ser pedagogo a partir do cuidado

João Alberto Ramos Martins

Contribuições da informática educativa para o protagonismo juvenil

Caroline da Silva Furini

A programação de computadores como externalização dos pensamentos

Maria Augusta D’Arienzo

Prática leitora multimidial: sob o olhar dos participantes do projeto livro do mês

Margarete Maria Soares Bin

Poéticas digitais: uma alternativa para formar leitores

 

 

 

Sala 06

Local:

FAED 201

Ivana A. Weissbach Moreira (C)

Politicas educacionais e as complexas relações na inclusão social de adolescentes

Aline Fernandes Dos Santos

Uma experiência a partir de projetos no ensino fundamental

Catia Pereira da Rosa

Noções de tratamento da informação por meio de jogos nos anos iniciais do ensino fundamental

Mônica Tessaro

A educação não formal como espaço e local para o protagonismo juvenil

Luciane Spanhol Bordignon

Everaldo Silveira da Silva

Celeste Brasil Dal Pupo

Extensão Universitária: entrelaçamento entre Universidade Comunitária e Redes Públicas Educacionais

Marcos Antonio Madaloz

Educar para o Pensar e o desempenho matemático no Ideb

 

 

 

Sala 07

Local:

FAED 202

Elisabeth Maria Foschiera (C)

Rodrigo Luz

Eduardo Foschiera

Projeto de extensão feira ecológica UPF: oferta de produtos agroecológicos e da economia solidária no campus da universidade de Passo Fundo

Paoline Bresolin

Educação do Campo: aproximações e sentidos de conhecimento escolar

Tacila Nascimento Vasconcelos

As concepções de Educação Ambiental no curso Técnico em Agricultura

Luana Bonavigo

Narrativas de estudantes no contexto formativo da Pedagogia da Alternância

Flávia P. Schwabenland

Idosos que vivem na roça:  os saberes escolares & o processo de validação social em sociedades complexas

Daniel Confortin

A educação monástica budista: Experiências em um monastério nepalês.

 

 

 

 

 

Sala 08

Local:

FAED 206

Carina Tramontina Corrêa (C)

Luísa Cadorim Facenda

Rosângela Hanel

Centro Regional de Educação e Formação Continuada: princípios e ações integradoras

 

Cezar Menegat

A formação continuada docente: um desafio à educação

Debora Oliveira Moreira

A arte na formação continuada de professores para educação do sensível

Cátia Ruas Teixeira Sauer

Concepções de formação continuada: Do espontaneísmo a pratica reflexiva

Camile Gasparini

O prático reflexivo e sua profissionalização na perspectiva schöniana

Vanessa Dal Pizzol

PNAIC e ANA: convergências e restrições

Suzana Laís Beledelli

Rosane Rigo de Marco

O orientador educacional potencializando a formação continuada

 

 

 

Sala 09

Local:

FAED 207

Regiano Bregalda (C)

A formação do sujeito na perspectiva da narrativa

Chrystina Gomes dos Santos

Incentivo à leitura: a prática em questão

Cícero Santolin Braga

A formação de leitores competentes: o que há de errado?

Évelyn Biorchi Maria

Revisão de literatura: A primeira etapa da produção do conhecimento

Juliane Lodi Castellani Dörr

A produção acadêmica sobre  Ensino de gramática nos Anos Iniciais

Rosângela Hanel Dias

Os Estudos sobre o Ensino da Gramática na Área da Educação: um olhar para o cenário nacional

 

 

 

Sala 10

Local:

FAED 205

Rosana C. Farenzena (C)

Cíntia Luzia Lauer

Jéssica da Silva de Couto

Desafios à afirmação da identidade de uma brinquedoteca Universitária: cotidianos lúdicos

 

Gabriele Albuquerque Silva

Do conflito à violência: aspectos da convivência escolar

Joce Daiane Borilli Possa

Os desafios profissionais para a atuação no atendimento educacional especializado (AEE)

Fabíola Giacomini De Carli

A patologização e a medicalização da infância e seus aspectos epistemológicos

Vívian Nolasco

A função de subjetivação docente na Pré-Escola sob ameaça

Briéli Moura de Almeida

A escrita da memória: um exercício de teoria e prática

Jessica Campos de Andrade

Cristiane de Mello

Luisa cadorim facenda

As Múltiplas faces do Brinquedo: dizendo sim as possibilidades, despertando a criatividade

 

 

 

Sala 11

Local:

FAED 210

Valéria Espíndola Lessa (C)

Teoria dos Campos Conceituais: um estado do conhecimento

Lisia Rodigheri Godinho

Elisabeth Maria Foschiera

Eliane Fernandes

Programa Comunidades Sustentáveis: Responsabilidade Social Universitária e as ações do Projeto Fazendo a Lição de Casa

Rosmarí Deggerone

A corrente vygotskyana: uma resposta à inclusão escolar?

Eliane Aparecida Berra

O hábito como elemento pedagogico em Jonh Dewey

Franciele Sander Sartori

Desenvolvimento das FPS na pré-escola em situações de interação

Camila Comin Bortolini

Argumentação e aprendizagem: Alguns resultados de estudos feitos no Brasil

Marlova Elizabete Balke

Modelagem Matemática no Ensino Técnico em Alimentos do IFRS Erechim

 

 

 

Sala 12

Local:

PPGEDU 2

Eliara Zavieruka Levinski (C)

Ádria Brum de Azambuja

Viviane Fátima Lima do Prado

O trabalho da coordenação pedagógica: Cotidiano e atribuições

 

Munir José Lauer

A gestão democrática no RS: uma análise de conteúdo

Karen Girardi Pelissaro

O Projeto Político Pedagógico e a participação docente na sua construção

Edugas Lourenço Costa

As políticas educacionais: Em um contexto de reconfiguração do papel do estado

Roberto Preussler

A prática como componente curricular: Reflexões de uma política educacional às licenciaturas

Sandra Maria Zardo Morescho

PNEM: mobilização e estratégias desenvolvidas pelo Orientador de Estudo

Luciane Dadia Rodrigues

Franciele Talian

Políticas educacionais e gestão: ressignificando o espaço escolar para qualificação da educação básica.

 

 

 

Sala13

Local:

Auditório

PPGEDU

Claudeonor A. Vargas (C)

Piaget: críticas à tradição e defesa da educação nova

Patricia Carlesso Marcelino

O corpo e sua educabilidade nas sociedades plurais e complexas

Renata Maraschin

Educação, diálogo e saúde

Franciele Gallina

Convergências epistemológicas à luz da educação estética e do imaginário

Leonardo Biazus

Educação da vontade e das paixões no Emílio de Rousseau

Deise de Brito da Silva

Luisiana de Cesaro

Trabalhando com cuidadores de Casas de Acolhimento através da Extensão

Karine Paludo

Cristina Fioreze

O trabalho em casas de acolhimento: da invisibilidade ao reconhecimento

 

 

 

Sala 14

Local:

FAED 211

Rosenei Cella (C)

Educação de tempo integral no Brasil: desafios e perspectivas

Claudio Damião Braun

A experiência como pressuposto para o saber: relações entre Charlot e Gadamer

Greicimára S. do Nascimento

Realidadesda jornada ampliada em uma Escola Municipalde Erechim

Jane Kelly de Freitas Santos

O bom desempenho de alunos bolsistas PROUNI: ótica sociológica

Silvana Ribeiro

Franciele Talian

Gabriela Dutra

Ser extensionista: construindo uma identidade

Elias Fochesatto

O conceito jonasiano de responsabilidade: indicativos e desafios à educação

 

 

 

Sala 15

Local:

FAED 209

Roberta Aparecida Borges (C)

Brito Dalpaz

Lisiane Ligia Mella

Espaço de cuidado na velhice: a arte de descortinar emoções

 

Ana Lucia Kapczynski

A cidadania na pedagógica de Enrique Dussel

Jéssica Limberger

Contexto Escolar e Habilidades Sociais de Mulheres Usuárias de Crack

Nara Aparecida Peruzzo

A metáfora do casulo: o aprisionamento da Mulher em Rousseau

Rosicléia Teixeira Pauletti

Pesquisa em educação: considerações sobre a qualidade e o conceito de vigilância epistemológica

Juliana Pause Taborda

A pesquisa como principal elemento para a construção do conhecimento

 

 

 

Normas para Envio de Trabalhos para as Comunicações e Publicação nos Anais

Os trabalhos devem estar relacionados à linha de pesquisa de cada apresentador, contemplando a problemática desenvolvida ao longo da monografia, dissertação ou tese. Soma-se que os mesmos deverão estar vinculados aos projetos de extensão da FAED, bem como aos Cursos de Graduação e Pós-Graduação lato sensu que integram a Faculdade de Educação.

 Formatação dos Trabalhos (Template modelo Click Aqui)

 A apresentação dos artigos deverá seguir as seguintes normas:

a) Título da comunicação com no máximo 10 palavras, instituição de origem, autor, endereço eletrônico e indicação do eixo temático ao qual se vincula o texto.

b) Cada autor poderá apresentar, no máximo, um trabalho. No caso dos trabalhos de pesquisa não haverá possibilidade de apresentar trabalhos em coautoria. Aos alunos do ensino, contará apenas com a coautoria do orientador e, à extensão, poderão apresentar com no máximo 3 (três) coautorias.

c) O texto integral da comunicação deverá se basear no sistema de citação autor-data, contendo de 08 a 12 laudas, a contar com as referências.

d) O texto deverá seguir a seguinte formatação: papel ofício tamanho A4; margem superior e esquerda 3 cm; margem inferior e direita 2 cm; fonte TimesNewRoman, tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5 cm; alinhamento justificado; numerações de página a partir da segunda lauda, na margem superior à direita.

e) Deverá ser enviado duas cópias do trabalho, uma em formato word 97/2003 ou superiores e outra em PDF.

f) Todas as referências deverão constar na bibliografia ao final do texto, seguindo as normas da ABNT.

g) Os trabalhos que não atenderem aos critérios acima não serão aceitos.

Processo de Avaliação dos Trabalhos

A avaliação será efetuada pelo Comitê Científico com base nos seguintes critérios:

a) Inscrição e pagamento da taxa dentro das normas e prazos previamente estabelecidos.

b) Relevância, pertinência e consonância com a dissertação e/ou tese: o trabalho enviado deverá estar necessariamente vinculado à tese ou dissertação desenvolvida ou em desenvolvimento.

c) Relevância, pertinência e consonância com o Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação ou Pós-graduação lato sensu desenvolvido ou em desenvolvimento (finalistas).

d) Relevância, pertinência e consonância com o Trabalho de Extensão desenvolvido ou em desenvolvimento. 

e) Consistência conceitual na formulação dos problemas.

f) Rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação.

g) Atendimento às normas de formatação.

h) Contemplar o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão.

Publicação nos anais

Os trabalhos aprovados e apresentados durante o evento comporão os Anais da II Meduc: Em busca da transversalidade de práticas e saberes, a ser disponibilizado na página do evento, juntamente com o seu ISBN.

Certificados

De 20 horas para todos os participantes inscritos (mínimo de 75% de presença).

Divulgação dos Resultados

Dia 20/03/2017: Data final para envio dos trabalhos

Dia 02/04/2017: Divulgação dos trabalhos aceitos

Dia 21/04/2017: Fim das inscrições para participantes

Os resultados serão divulgados

a)      Via e-mail dos estudantes.

b)      Via e-mail do PPG de origem.

c)      Via página da II MEDUC.

d)     Via mural da FAED.

Envio dos trabalhos pelos endereços eletrônicos abaixo relacionados, juntamente com o comprovante de pagamento da inscrição:

Área de Ensino: ensinomeduc@gmail.com

Área de Pesquisa:   pesquisameduc@gmail.com

Área de Extensão:   extensaomeduc@gmail.com

Dúvidas e informações

upfmeduc@gmail.com