Universidade

Do ensino fundamental à pós-graduação: estude na UPF em 2024

02/01/2024

10:39

Por: Assessoria de Imprensa

Em todos os níveis de formação, a UPF oferece possibilidades para quem busca novos conhecimentos para se desenvolver e se qualificar

Com a chegada de um novo ano, é hora de começar a planejar as metas e objetivos. Incluir os estudos nos planos é sempre uma boa escolha e, para isso, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece opções que vão desde o ensino fundamental até a pós-graduação. São diversos cursos e possibilidades para quem quer iniciar uma graduação, fazer transição de carreira ou se especializar em alguma área.

Ensino fundamental

O Ensino Fundamental do Integrado UPF oferece um percurso contínuo de aprendizagem, que instrumentaliza os estudantes a estabelecerem um vínculo entre a educação escolar e as práticas sociais. Para 2024, a novidade é a oferta do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental pela primeira vez. As inscrições para ingresso de novos estudantes até o 9º ano podem ser realizadas pelo site do Integrado UPF.

Ensino médio

O Ensino Médio proporciona a formação integral e o aprimoramento do estudante como cidadão, de maneira que possa desenvolver autonomia intelectual e pensamento crítico. Um dos diferenciais do ensino oferecido no Integrado é a inserção dos estudantes nos laboratórios da Universidade e o contato desde cedo com a pesquisa.

“O Integrado é uma escola diferente, a gente sente como se estivesse com a família. Os laços criados são muito fortes, não só entre os alunos, mas com a direção, a coordenação, os funcionários e os professores, todos criam um carinho muito grande pelo outro. As aulas são didáticas e justamente pela maior aproximação do professor com o aluno tudo flui melhor”, afirma a estudante do 3º ano do ensino médio, Rafaela Teixeira. As inscrições para o Ensino Médio podem ser feitas AQUI.

Cursos Técnicos

Os Cursos Técnicos do Integrado UPF proporcionam formação em um curto período de tempo e rápida inserção no mercado de trabalho. Para 2024, são ofertados os cursos técnicos em Eletrotécnica e Radiologia, em Passo Fundo; e Enfermagem, em Casca e Soledade. Saiba mais sobre os Cursos Técnicos.

Graduação

O sentido da sua trajetória é o tema que norteia o Vestibular de Verão 2024 da UPF, que está com inscrições abertas para 47 cursos presenciais e 11 na modalidade híbrida. Para quem sonha em cursar uma graduação e deseja ingressar no próximo semestre, a UPF oferece diversas oportunidades ao longo da trajetória acadêmica para que os estudantes tenham uma formação completa e saiam preparados para serem agentes transformadores.

O processo seletivo é feito por meio da prova de redação on-line ou utilização da nota da redação do Enem a partir de 2010. Ainda, há a possibilidade de Ingresso Especial, com as opções de transferência, reingresso, reabertura de matrícula, disciplina isolada e seleção simplificada. Para facilitar a permanência dos estudantes, a Instituição oferece diversas possibilidades de bolsas e financiamentos. Saiba mais em www.upf.br/ingresso.

Especializações lato sensu

As especializações e MBAs são cursos voltados para quem pretende se aperfeiçoar profissionalmente e se destacar no mercado de trabalho. Na UPF, são oferecidas centenas de opções em diversas áreas do conhecimento nas modalidades presencial, híbrida e on-line. Acesse www.upf.br/pos e conheça todos os cursos.

Pós-graduação stricto sensu

Comprometida com a ciência e com o ensino de qualidade, para o primeiro semestre de 2024, a UPF oferta 13 cursos de mestrado e sete de doutorado. Os cursos de stricto sensu são voltados para quem busca se qualificar e iniciar uma trajetória como cientista e pesquisador ou docente. A UPF oferece bolsas e benefícios financeiros que visam oportunizar condições favoráveis para a formação de novos pesquisadores. Conheça todos os programas de pós-graduação no site www.upf.br/pos.

Creati UPF

O Centro de Referência e Atenção do Idoso (Creati) da UPF abrirá inscrições para novos alunos a partir do dia 29 de janeiro. O espaço oferece diversas atividades de saúde e bem-estar para pessoas com idade a partir dos 45 anos. Ao todo, são mais de 15 oficinas, oferecidas em Passo Fundo, no Campus I da UPF e no Bella Città Shopping, e nos campi de Carazinho e Lagoa Vermelha. As aulas iniciam no dia 1º de fevereiro. Saiba mais pelo telefone (54) 3316-8580 ou WhatsApp (54) 9 8432-7166.

Instituição referência no estado e no país

A tradição da UPF e a qualidade do ensino oferecido tornam a Instituição referência em educação superior no Rio Grande do Sul e na região Sul do Brasil. Esse reconhecimento é resultado das boas avaliações recebidas, como o conceito 5 (nota máxima) concedido pelo Ministério da Educação (MEC) em 2023. Ao longo do ano, a UPF se destacou em diversas avaliações externas, que apontaram a Instituição como referência no ensino superior. Entre elas, o Ranking Universitário Folha (RUF), uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha de São Paulo. A UPF foi considerada a 4ª melhor universidade privada do Rio Grande do Sul e a 12ª do país.

No Ranking Internacional Universitário de Sustentabilidade UI GreenMetric, a Instituição, que já estava bem posicionada, avançou ainda mais em 2023, ficando em 2º lugar no estado, em 11ª colocação no Brasil e em 250ª no mundo. Ainda, o Guia da Faculdade, publicação tradicional do Estadão em parceria com o Grupo Quero Educação, traz os cursos mais bem avaliados do Brasil. Divulgado em outubro, o ranking abrange mais de 17 mil graduações, avaliadas por mais de 10 mil professores universitários. Neste ano, a UPF figurou novamente entre as melhores instituições: dos 43 cursos analisados, 38 tiveram conceito 4 (de um total de 5).