Universidade

Presença UPF: professores são recebidos com formação para o início de mais um semestre letivo

15/02/2024

16:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima e Luís Henrique de Melo

Com três dias de atividades formativas, programação do encontro inclui oficinas, rodas de conversas e cinedebate

Os professores da Universidade de Passo Fundo (UPF) participam, nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, de mais uma edição do Presença UPF. A atividade marca o retorno dos docentes para o início de mais um semestre letivo, que começa na próxima terça-feira, 20 de fevereiro. O encontro, que segue nesta sexta (16) e encerra na segunda-feira (19), promove uma jornada formativa aos professores, com uma programação que inclui oficinas, rodas de conversa e cinedebate.

O encontro formativo é promovido pela Pró-Reitoria Acadêmica da UPF, por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Formação Acadêmica. Para o pró-reitor acadêmico, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, esse momento é fundamental para reativar as conexões entre os professores a partir de temas de formação. “Iniciar um ano novo com formação para os nossos professores é importante para nós que somos uma instituição de ensino”, comenta o professor, ao destacar que, neste ano, as atividades ocorrem por meio de oficinas com temas variados, que tem a ver com o cotidiano.

“São metodologias diferenciadas que possibilitam aos professores um conhecimento maior para que a sala de aula se transforme ou se qualifique ainda mais do ponto de vista da relação professor-aluno, de formas distintas de se apresentar o conteúdo, de se construir conhecimento. Ver os professores estudando, debatendo e falando sobre sua prática é muito gratificante para a Instituição, para eles mesmos e para todos nós que fazemos parte da UPF”, afirma o pró-reitor.

Nesta quinta-feira, os professores participam das oficinas “Roda de conversa: realidades, desafios e possibilidades da formação dos cursos híbridos da UPF”, “Educação midiática e boas práticas metodológicas”, “Inglês como Meio de Instrução: aceitando o desafio”, “Projetando um intercâmbio virtual para criar experiências de internacionalização abrangente” e “Avaliação Formativa no Ensino Superior. Avaliar para quê?”. À noite, o encontro será com uma roda de conversas sobre o tema “Memórias pedagógicas da Práxis Docente”. As oficinas seguem durante a sexta-feira (15/02). A programação do Presença UPF encerra na segunda-feira (19/02), com o cinedebate "Além dos Algoritmos: repercussões da Inteligência Artificial na vida e na docência".