Ensino

Curso de Psicologia promove viagem de estudos internacional

09/10/2023

16:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Estudantes e professores participaram de atividades na Universidade de Córdoba, na Argentina

Explorar novos territórios e ter um gostinho de um intercâmbio internacional. Foi esse o objetivo de uma viagem de estudos promovida pelo curso de Psicologia na última semana. Cerca de 25 acadêmicos e seis professores estiveram na cidade de Córdoba, Argentina, visitando a Universidade Nacional de Córdoba (UNC). Articulada por meio da Assessoria Internacional da UPF, a viagem permitiu que os estudantes pudessem conhecer de perto o curso de Psicologia da UNC, além de oportunizar o turismo acadêmico. 

Para receber os estudantes da UPF, a UNC preparou uma série de atividades. Lá, nossos acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer as linhas de estudos e pesquisa da Faculdade de Psicologia, participaram da confraternização de 25 anos do curso e também interagiram com professores e estudantes da UNC, além de assistir às aulas do curso de Psicologia e acompanhar aplicações de testagens no serviço de neuropsicologia da instituição. “Nós chamamos de uma viagem de estudos internacional porque, além de visitar um novo país, também pudemos conhecer a universidade e o curso de Psicologia, fazer contato com outros cursos da área da saúde e saber mais sobre a universidade mais antiga da América do Sul”, destacou a responsável pela viagem professora Maristela Piva. 

Para a acadêmica do sexto semestre do curso, Ana Luiza Fochesatto, a viagem foi uma experiência ímpar. “Poder conhecer e entender melhor como a psicologia está inserida naquele contexto me possibilitou repensar e compreender melhor sobre a profissão que escolhi. Além disso, conhecendo os projetos e atividades daquela instituição, bem como trocando experiências com professores e alunos, foi feito um grande intercâmbio de conhecimentos, o que inegavelmente contribui para a continuidade da formação acadêmica e também para conhecimento de mundo”, disse a estudante. 

A UNC é uma instituição pública e atualmente conta com mais de 150 mil estudantes, sendo 22 mil na Faculdade de Psicologia. “Visitamos a parte onde iniciou a Universidade, a igreja dos jesuítas que fica ao lado, que é toda com decoração em ouro. Foi uma aula de história, de história da humanidade, de história da América do Sul. Os alunos muito atentos, redescobriram a história em comum que temos com o país argentino e todos ficaram muito encantados com esse centro histórico que está muito bem conservado no centro da cidade de Córdoba”, pontuou a professora.