Extensão

Programas e projetos

Nome: A Saúde Começa pela Boca

Unidade Vinculada: Instituto da Saúde

Cursos vinculados: Fonoaudiologia, Odontologia

Saúde bucal é essencial para a qualidade de vida dos indivíduos.

Matriciamento para Otimização do Atendimento em Saúde (MOAS)

Nome: Matriciamento para Otimização do Atendimento em Saúde (MOAS)

Unidade Vinculada: Escola de Medicina

Cursos vinculados: Fonoaudiologia, Medicina

A proposta almeja desenvolver nos alunos de graduação de Medicina e Fonoaudiologia a habilidade de discutir de forma horizontal os diagnósticos e condutas no atendimento multidisciplinar (matricial) de pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista (TEA) para benefício da saúde destes.

Nome: Projeto Diversidades: Visibilidade e garantia de direitos

Unidade Vinculada: Instituto da Saúde

Cursos vinculados: Fonoaudiologia, Filosofia, Psicologia, Mestrado em Envelhecimento Humano, Administração, Doutorado em Envelhecimento Humano, Serviço Social (Híbrido)

Trata-se de um projeto de extensão com o objetivo de promover ações educativas e clínicas voltadas para atenção a população LGBTQIA+ fomentando a visibilidade e a garantia de direitos sociais dessa população.

Nome: Projeto Linguagens e Práticas Sociais

Unidade Vinculada: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade

Cursos vinculados: Fonoaudiologia, Letras - Português e Espanhol, Letras - Português e Inglês, Direito

O projeto objetiva contribuir na e para a formação de jovens e adultos, no que tange aos aspectos que envolvem as línguas, as múltiplas linguagens e os letramentos, por meio de ações que ampliem o processo de curricularização da extensão e de internacionalização do currículo dos cursos envolvidos.

Territórios da infância: a cidade pela voz das crianças

Nome: Territórios da infância: a cidade pela voz das crianças

Unidade Vinculada: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade

Cursos vinculados: Fonoaudiologia, Letras - Português e Inglês, Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo

O projeto considera a criança como parâmetro de uma cidade para todos e tem por objetivo pensar a cidade com as crianças, num processo de escuta da infância, através de sua participação nas decisões sobre os espaços onde vivem e nas políticas públicas.