Especialização em Hematologia e Hemoterapia 2ª Ed.

A maioria de adaptações bioquímicas decorrentes de quadros inflamatórios infecciosos, malignos ou condições iatrogênicas promovem alterações qualitativas e quantitativas significativas no sangue periférico. Muitas delas são inespecíficas, mas independente disso, o estudo hematológico permite o diagnóstico, acompanhamento e terapia de uma infinidade de patologias.

Com o advento dos contadores automáticos de células sanguíneas, um salto tecnológico atingiu os laboratórios de análises clínicas uma vez que um hemograma pode apresentar mais de 20 parâmetros que apontam anormalidades de hemácias, leucócitos e plaquetas. Assim, é possível identificar com elevada sensibilidade e especificidade um rol enorme de doenças que acometem a série vermelha (anemias, eritrocitoses, hemólise e sangramentos), branca (infecções, inflamações e leucemias).

A implementação de novos parâmetros hematológicos no hemograma, exames laboratoriais específicos e o aumento da prevalência de doenças imunossupressoras (pelo avanço do HIV e aprimoramento da terapêutica antineoplásica), exige profissionais cada dia mais capacitados na realização e interpretação de exames hematológicos. Além disso, avanços no diagnóstico sorológico permitem a realização de transfusões com cada vez menos reações adversas.

A implementação de um curso de especialização em hematologia e hemoterapia atenderá uma necessidade regional de aprimoramento técnico e intelectual de profissionais de laboratório de análises clínicas e de banco de sangue.

 

Coordenação
Luciano de Oliveira Siqueira
Cristiane da Silva Rodrigues D