Conheça a graduação híbrida

► Qual a metodologia utilizada nas aulas?

  • O Curso de Pedagogia/Modelo Híbrido tem sua intencionalidade expressa pelos elementos que o compõem, alinhados com os objetivos e com o perfil do egresso a formar e respaldado pelos princípios formativos e legais, assim como pelos fundamentos metodológicos que sustentam a graduação na UPF. 

  • Considerando o perfil dinâmico do ingressante, inclusive as suas condições de estudo e trabalho, este curso contempla uma arquitetura curricular flexível, oportunizando ao acadêmico maior participação na gestão de sua formação e no desenho de sua trajetória de estudos.

  • Nesse sentido, conforme esquematizado na matriz curricular, o curso se apresenta em módulos identificados por temáticas integradoras que os nomeiam e constituídos por disciplinas que ocorrem dentro do período do bimestre, evitando o uso de pré-requisitos. Assim, cada bimestre equivale a um módulo, sendo ofertados dois módulos por semestre e, portanto, quatro durante o ano.

► Quais os formatos de ensino?

  • O curso está estruturado em três modalidades de aulas: síncronas remotas, assíncronas e presenciais. 

  • As aulas síncronas serão desenvolvidas de forma on-line, momento em que os acadêmicos terão aula com o professor da disciplina de forma remota, com o apoio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). 

  • Os momentos assíncronos serão realizados pelos acadêmicos conforme sua organização individual e contarão com o apoio de um tutor.

  • As aulas presenciais serão ministradas pelo professor da disciplina e estão previstas nos Estágios Supervisionados I e II, destinando-se quatro turnos de trabalho presencial para cada estágio.

Qual a frequência presencial?

  • O processo de ensino-aprendizagem do curso de Pedagogia/Modelo Híbrido envolve três sujeitos principais, que atuam em interação com o contexto: o professor, o tutor e o acadêmico, apoiados por equipe técnica e multidisciplinar que compõe a divisão da UPFOline.