Ensino

“Uma unidade que sempre abraçou a comunidade”

16/12/2022

14:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Proposta pelo vereador Michel Oliveira, a antiga Faculdade de Artes e Comunicação, agora IHCEC, recebeu homenagem pelos 70 anos de existência

Professores, coordenadores, ex-professores, estudantes e amigos prestigiaram, na noite desta quinta-feira, 15 de dezembro, a Sessão Solene em homenagem aos 70 anos da antiga Faculdade de Artes e Comunicação.  Agora Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC), a unidade teve o trabalho reconhecido pela proposta do vereador Michel Oliveira. 

A cerimônia iniciou com a apresentação do Grupo de Percussão e Jazz, do curso de Música e contou com a presença do pró-reitor Acadêmico, Dr. Edison Alencar Casagranda e do diretor do IHCEC, Dr. Luiz Marcelo Daroz. Em sua fala, o diretor destacou a importância da Faculdade de Artes e Comunicação para Passo Fundo e região, bem como a sua relevância institucional ao longo de sete décadas. “O Instituto surge com o propósito de levar tudo que temos de bom entre as quatro unidades que se fundiram, para levar um ambiente diferenciado, de experiência, para nossos estudantes. A FAC está inserida neste contexto, entrando com toda essa parte da cultura, das humanidades, dos laboratórios e tudo isso está sendo compartilhado com outros cursos. Ser homenageado por 70 anos é um momento de orgulho e comprometimento: orgulho pelo reconhecimento e comprometimento na intenção de continuar fazendo uma formação de qualidade”, relatou.

O vereador Michel ressaltou que a parceria com os cursos é antiga e tem uma relação especial com as ações concretas na comunidade. Ele lembrou de momentos em que, mesmo antes de integrar no legislativo, com projetos sociais, buscou a Universidade para propor parcerias e sempre encontrou as portas abertas. “É uma alegria enorme poder prestar esse reconhecimento para FAC. Sempre tive a parceria de vários cursos dessa unidade, utilizando as ações para fazer a diferença na comunidade. Uma troca que permite sempre o bem para a sociedade e o aprendizado para o estudante. Um trabalho coletivo e conjunto, de colocar a mão na massa, transformar, construir pontes e melhorar a vida das pessoas”, destacou, pontuando ainda que outras ações serão feitas, visando a ampliação das políticas públicas culturais para a cidade.

Quem prestigiou a sessão pode ver uma pequena exposição no Plenário. Coordenada pela professora Me. Fabiana Beltrami, do curso de Artes Visuais, a atividade exibiu trabalhos realizados por alunos da disciplina de Infogravura, desafiados a representaram o tema da doação de órgãos.

Para finalizar o evento, os vereadores presentes, acompanhados dos componentes da Mesa Oficial, realizaram a entrega da placa de Honra ao Mérito ao professor Darroz como forma de reconhecimento pelas ações desenvolvidas em prol do desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes atendidos pelo Instituto, nas áreas da educação e da cultura.