Ensino

Curso de Design de Moda da UPF realizará desfile com materiais reaproveitados

06/11/2023

11:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Rafael Czamanski

Com o tema “Baile de máscaras: Carnaval de Veneza”, o desfile ocorre durante a 20ª Fresol, na sexta-feira (10), a partir das 20h, no Bourbon Shopping

Um trabalho em conjunto, cheio de cores e detalhes. Há mais de três meses, o curso de Design de Moda da Universidade de Passo Fundo (UPF) se prepara para realizar um desfile de moda com o tema “Baile de máscaras: Carnaval de Veneza”. O resultado do trabalho, feito com materiais reaproveitados, será apresentado na próxima sexta-feira, 10 de novembro, a partir das 20h, no Bourbon Shopping, durante a 20ª edição da Feira de Economia Popular Solidária (Fresol).

A atividade conta com a participação de mulheres da comunidade que integram o Curso de Costura Criativa, desenvolvido pela UPF, em parceria com a Be8/SA e a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Estado do Rio Grande do Sul (Unisol RS), e de estudantes da disciplina de Projeto de Extensão Comunitária. “Estamos organizando os últimos detalhes do nosso desfile. Ao todo, foram 25 figurinos confeccionados com reaproveitamento de resíduos têxteis, que a gente chama de upcycling ou reutilização ‘para cima’, em que a gente reutiliza produtos, resíduos e peças de forma criativa, dando uma nova finalidade a materiais que seriam descartados”, afirma a coordenadora do curso de Design de Moda, professora Me. Dulci Antunes. 

Além das roupas, os figurinos são compostos por máscaras que foram produzidas com apoio do curso de Artes Visuais.

Sobre a Fresol

A Fresol ocorre de 9 a 12 de novembro, no Bourbon Shopping. Em sua 20ª edição, a feira abordará o tema "A importância da cadeia produtiva das espécies e frutas nativas para o desenvolvimento de uma economia regional sustentável". O evento busca fomentar as áreas de biodiversidade, economia criativa, agroecologia, agricultura familiar, artesãos, alimentação saudável, consumo consciente, produção sustentável, entre outros. A entrada é gratuita.