Geral

Empreendedorismo sustentável e perspectivas de futuro

11/11/2022

11:00

Por: Jéssica França

Fotos: Jéssica França

Green Office promove debate sobre mudanças climáticas, apresentando exemplos de negócios sustentáveis

Cada ação pode fazer a diferença para o futuro do meio ambiente?  Sim, segundo a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), por isso a necessidade de haver modelos ecológicos, saudáveis e sustentáveis que garantam o futuro das novas gerações e do meio ambiente. O Workshop sobre Mudanças Climáticas e o Empreendedorismo Sustentável, promovido pelo Green Office da Universidade de Passo Fundo (UPF) nessa quinta-feira, 10 de novembro, na Arena UPF Parque, buscou discutir como o empreendedorismo pode contribuir para o meio ambiente e uma vida mais saudável.

De acordo com a professora e diretora de operações do Green Office, Me. Eliara Porto, o Workshop é uma oportunidade de apresentar relatos de profissionais com diferentes formações, mas que têm em comum o amor pelo trabalho sustentável. “O grande inspirador para construção do Green Office é o projeto que trabalha mudanças climáticas e os objetivos do desenvolvimento sustentável, então trabalhar essas duas temáticas dentro da Universidade uma vez que ela forma profissionais de todas as áreas, que vão ter um impacto na sociedade, que é a nossa missão como Instituição, para que as pessoas que aqui se formam possam trazer o desenvolvimento na sociedade”, disse.

Green Office promoveu workshop sobre mudanças climáticas e empreendedorismo sustentável

Necessidade de mudança
A jornalista e empreendedora Juliana Acco contou como nasceu sua empresa Flor de Oliva, especializada na produção de cosméticos naturais. “Meu filho era um bebê e tinha dermatites e comecei a pesquisar opções naturais para tratar e descobri várias coisas, como por exemplo, que o sabonete de oliva poderia auxiliar. Assim nasceu a empresa, de forma muito natural amigos e parentes foram pedindo os produtos e a empresa foi surgindo”, contou. 

Juliana também destacou a importância da valorização da produção local. “Comecei a produzir o próprio sabonete, porque era muito caro mandar vir pela internet. Em Passo Fundo nós temos duas feiras da agricultura familiar, temos alimentos de boa qualidade sendo produzidos, temos diversos produtos confeccionados pelos pequenos e comprando aqui além de contribuir com o meio ambiente, porque são sustentáveis, você contribui com a economia local”, pontuou. 

Eco absorventes 
A possibilidade de fazer a diferença com a mudança de pequenos hábitos, como de utilizar eco absorventes também foi destacado durante o workshop. Estima-se que ao longo da vida a mulher faça uso de mais de 10 mil absorventes descartáveis que vão levar muitos anos para se decompor no meio ambiente. 

A artesã Aline da Silva Galvão, contou que iniciou a fabricação de produtos ecológicos tendo como um dos principais produtos os absorventes ecológicos. “Os absorventes descartáveis possuem dioxinas e outros componentes químicos que fazem mal a nossa saúde. Os absorventes sustentáveis são feitos de algodão, são reutilizáveis e podem durar em média três anos, então eles não causam alergias, fazem bem ao nosso corpo e ao meio ambiente”, disse.  Aline também confecciona filtros de café, infusores de chá, ecobags, entre outros.

Projetos sustentáveis
O diretor da Associação do TecnoAgro, professor Dr. Fernando Pilotto, apresentou no encontro um resumo de projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com diversas empresas e propriedades agrícolas que visam produzir insumos sustentáveis, alimentos mais saudáveis e reduzir poluentes. Pilotto apresentou como exemplo o incentivo à produção de amônia verde; e de defensivos biológicos nas fazendas que preveem uma redução de 70% no custo de produção. “Os defensivos biológicos reduzem o uso de agrotóxicos nos alimentos, reduzem a contaminação ambiental e ajudam no meio ambiente. Também estamos trabalhando em projeto para o uso de drones para pulverização, pois eles podem ser utilizados em dias de chuva, reduzem o custo de pulverização convencional e de investimentos”, disse.

Pilotto expôs ainda alguns projetos que integram o planejamento estratégico da cadeia produtiva de grãos, dessa forma o TecnoAgro está trabalhando em diversas frentes que vão desde a irrigação até projetos que visam o desenvolvimento desementes mais produtivas e precoces. 

O workshop contou ainda com a presença de Julia Fragomeni Bicca, que apresentou um relato sobre a cozinha vegana, destacando como uma mudança de consciência impactou a transformação da sua vida, iniciando assim a produção de pratos veganos e criando a empresa Ju Food – Gastronomia Vegana.

Por fim, a coordenadora do Green Office, a professora Dra. Luciana Brandli, destacou que todas as ações são uma oportunidade de mudança de hábito e que promover o consumo de forma mais sustentável é objetivo do Green Office incentivando ações e projetos voltados à sustentabilidade e mudanças climáticas.