Geral

1ª Gincana do Green Office mobiliza 75 participantes em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

05/09/2022

10:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Tainá Binelo

Equipe Green Time foi a grande vencedora da competição que promoveu provas relacionadas aos ODS estabelecidos pela ONU para a Agenda 2030

Você sabe separar corretamente os resíduos? E qual o número de pessoas vivendo com menos de US$ 1,90 por dia? Essas foram algumas das perguntas que fizeram parte das provas da 1ª Gincana dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada na última semana na Universidade de Passo Fundo (UPF). Organizada pelo Centro Acadêmico de Sustentabilidade – Green Office UPF, a Gincana contou com nove provas relacionadas ODS estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030.

Ao todo, 75 participantes, entre professores, funcionários e acadêmicos, divididos em oito equipes participaram das provas que foram realizadas de forma on-line ao longo da semana e presencial na tarde de sexta-feira, 2 de setembro. Entre as provas, estavam a Corrida de Resíduos, em que os competidores deveriam separar corretamente o maior número de resíduos e o Quis das Mudanças Climáticas, em que cada equipe tinha 15 segundos para responder corretamente perguntas relacionadas ao tema. 

Além de discutir o tema dos ODS, em uma das provas a Gincana também arrecadou mais de 1600 alimentos não perecíveis - o desafio era arrecadar, além da maior quantidade, a maior variedade de alimentos - que serão destinados a famílias em vulnerabilidade social que integram as ações dos projetos de extensão da UPF. Os competidores ainda foram convidados a conhecer e contar histórias de mulheres gestoras na Universidade, para falar sobre igualdade de gênero, e a visitar exposições de arte e compartilhar nas redes sociais, ressaltando o ODS4 - Educação de Qualidade. 

Esse foi o primeiro grande evento promovido pelo Green Office da UPF. “Estamos muitos felizes com esse retorno na nossa primeira iniciativa. O principal objetivo da Gincana era tentar mobilizar as pessoas o máximo possível e também fazer com que elas entendessem o que são os ODS. E acredito que conseguimos”, explicou a coordenadora do Green Office professora Dra. Luciana Brandli ressaltando que outras iniciativas como a Gincana devem ocorrer. “Esse foi o primeiro grande evento e temos outras ideias para mobilizar a academia como um todo. São iniciativas que estamos começando e mostram que o Green Office está sendo cada vez mais reconhecido na Instituição”, completou. 

A equipe vencedora da Gincana foi a Green Time, que totalizou 3692 pontos. Em segundo lugar ficou a equipe Ecoarq, com 3690, e em terceiro U-Tópicos, com 3448. As equipes vencedoras receberam prêmios em dinheiro e todos os competidores receberam brindes dos parceiros do Green Office além de certificado de participação. Egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo e acadêmica de Filosofia da UPF Ana Paula Scheffer, líder da equipe vencedora, contou que desde que a Gincana foi lançada decidiu participar e correu para montar sua equipe. “A ideia do grupo foi extremamente democrática, desde a escolha do líder até a parte da premiação - quem mais participava, mais seria beneficiado financeiramente depois. Eu até fiz um podcast sobre os ODS para compartilhar esse conhecimento, visto que esse tema interfere a vida de todos nós. É importante discutirmos e propormos ações que incentivem”, disse.