Projetos

Green Box – captando água da chuva
O projeto visa impulsionar a instalação de sistemas de captação da água da chuva em escolas do município de passo fundo, com o objetivo de ser uma fonte sustentável de irrigação das hortas que serão implementadas nas escolas, pelo projeto Ki da Horta da SME, mas, além disso, que a construção do sistema assim como seu uso, seja um instrumento de aprendizagem para além da sala de aula engajando professores e alunos no processo.

 

 

 

 

 


Mudanças Climáticas 2050: A construção de cenários futuros por estudantes de Arquitetura e Urbanismo
Por meio da interação com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, o projeto irá desenvolver um e-book sobre a temática, respondendo questões sobre o saneamento, mobilidade, energia e êxodo urbano até o ano de 2050. Além de ser distribuído dentro da universidade, será também disponibilizado a escolas, gestores públicos, instituições parceiras (stakeholders comunitários) e também para iniciativa privada, fomentando reflexão e pensamento crítico.

 

 

 

 

 


Relógio do Corpo Humano Medicinal
Este projeto visa a construção de uma horta medicinal no campus da universidade e o diálogo com a comunidade acadêmica acerca da sua utilização. A mudança esperada é em relação aos hábitos de vida – por maior conhecimento acerca das propriedades medicinais de cada erva e da possível utilização de chás no dia a dia, além do conhecimento sobre hortas urbanas e seu importante papel na construção de comunidades mais sustentáveis.

 

 

 

 

 


Educação Ambiental e a Sustentabilidade em Feiras Ecológicas
O desenvolvimento desde projeto envolve a realização de ações de educação ambiental e incentivo a compostagem com contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas feiras orgânicas do município de Passo Fundo/RS, atingindo diretamente agricultores que comercializam seus produtos nas feiras e consumidores de produtos orgânicos. Dentre as ações previstas, destacam-se minicursos sobre compostagem, ações de educação ambientais nas feiras, e desenvolvimento de um e-book sobre as temáticas.

INSCREVA-SE