Projetos

Green Box – Captando Água da Chuva

Edital: 2021 

Coordenadora: Professora Eliara Riasyk Porto


O projeto Green Box consistiu na instalação de um sistema de captação e aproveitamento da água da chuva na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fredolino Chimango, no município de Passo Fundo/RS. Dessa forma, foi criada uma fonte sustentável de irrigação para a horta que será posteriormente implementada pelo projeto Ki da Horta, da Secretaria Municipal de Educação (SME). Mas o projeto também visou tornar a construção e uso desse sistema em um instrumento de aprendizagem. Então, os professores foram instruídos sobre o funcionamento e manutenção do sistema, para que pudessem entendê-lo e utilizá-lo de forma satisfatória e consequentemente transferir esse conhecimento para seus alunos. Também foi desenvolvida uma cartilha informativa para os estudantes, trazendo dados sobre a água e saneamento básico, em conjunto com atitudes a serem tomadas no cotidiano para o uso consciente da água e proteção do meio-ambiente. Através dela, buscou-se estimular o interesse pelo saneamento básico por parte dos estudantes. Esse conteúdo, que a princípio foi impresso e distribuído na escola contemplada, também está disponível gratuitamente aqui.

O objetivo geral desse projeto foi promover ações nas escolas públicas de Passo Fundo sobre a captação da água da chuva e os quatro pilares do saneamento básico. Mais especificamente, buscou-se estimular o interesse pelo saneamento básico por parte dos estudantes de ensino fundamental e médio das escolas públicas, tornar os acadêmicos da universidade protagonistas na busca de soluções para problemas locais e incentivar o uso de tecnologias alternativas para contribuir com a redução do consumo e de uso racional de água potável.Em relação ao sistema instalado, alguns professores ficaram entusiasmados em instalar em suas próprias casas, e isso já é um indicativo de uma ação multiplicável, o que viria em muito a contribuir com os problemas relacionados a crise hídrica. Esse projeto pode ser caracterizado como um piloto em termos de simplicidade de execução, mas de extrema importância para a adesão da comunidade escolar ao projeto completo do Kidahorta. Essa primeira atividade na Escola Fredolino Chimango permitiu avaliar as dificuldades de infraestrutura e logística de implantação do projeto total nas escolas. Entende-se que há espaços para criação de possíveis convênios para a efetivação da ampliação do Green Box para cobertura em todas as escolas do município./


Mudanças Climáticas 2050: A construção de cenários futuros por estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Edital: 2021 

Coordenador: Professor Marcos Antônio Frandoloso


Por meio da interação com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, o projeto desenvolveu um e-book sobre a temática das mudanças climáticas, respondendo questões sobre o saneamento, mobilidade, energia e êxodo urbano até o ano de 2050. Além de ser distribuído dentro da universidade, será também disponibilizado a escolas, gestores públicos, instituições parceiras (stakeholders comunitários) e também para iniciativa privada, fomentando reflexão e pensamento crítico. O propósito desse projeto é estabelecer o pensamento reflexivo acerca dos impactos da ação humana em relação às mudanças climáticas. A atividade foi desenvolvida por estudantes da disciplina de Tópicos Especiais em Arquitetura e Urbanismo da UPF, com 77 participantes.


Relógio Medicinal do Corpo Humano

Edital: 2021 

Coordenador: Cláudia Petry


Este projeto foi responsável pela construção de uma horta medicinal no campus da universidade, em frente ao Módulo I do UPF Parque. Essa horta é de livre acesso para a comunidade acadêmica e em geral. Todas as plantas presentes tem funções benéficas para o corpo humano, sendo separadas por seus principais órgãos de ação e horários ideais de consumo. Esses horários são originários do relógio cósmico, conceito da medicina chinesa que afirma que os corpos produzem energia vital para os órgãos em diferentes horários. 


Educação Ambiental e a Sustentabilidade em Feiras Ecológicas

Edital: 2021 

Coordenador: Prof. Dr. Cleomar Reginatto 


Esse projeto desenvolveu ações de incentivo a sustentabilidade conectadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em feiras de alimentos orgânicos realizadas no município de Passo Fundo/RS. O desenvolvimento desde projeto envolveu a realização de ações de educação ambiental e incentivo a compostagem com contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nessas feiras, atingindo diretamente agricultores que comercializam seus produtos nas feiras e consumidores de produtos orgânicos. O projeto desenvolveu, entre outros materias, um e-book intitulado Práticas Sustentáveis na Agricultura, que está disponível aqui


 Jogo Caminho da Transformação

  Edital: 2022


 O objetivo do projeto Jogo Caminho da Transformação foi o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro destinado a crianças, com a finalidade de conscientizá-las de maneira lúdica e envolvente sobre a importância e a necessidade de reciclar, assim como instruí-las sobre boas práticas relacionadas ao descarte adequado de cada tipo de resíduo. Como resultado desse empreendimento, foi possível a utilização de 1.1 mil exemplares do jogo nas atividades do Projeto Transformação e em programas de educação socioambiental promovidos pelas organizações Coama, Cootratempo e Recibela. A execução desse projeto propiciou aos alunos do ensino médio, pós-graduação, professores, publicitários, designers, educadores, gerentes de projetos e catadores de materiais recicláveis uma significativa oportunidade de colaborar e aprimorar seus conhecimentos acerca de reciclagem e descarte de resíduos, com valioso impacto no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS - 12.

https://www.upf.br/noticia/caminho-da-transformacao-projeto-da-upf-cria-jogo-educativo-sobre-reciclagem


 ECOBLUE: Armazenadores de garrafas pets

  Edital: 2022


O projeto ECOBLUE teve como objetivo promover o descarte correto de garrafas PET e conscientizar os moradores de condomínios em Passo Fundo. Para alcançar esses objetivos, foram fabricados armazenadores de garrafas PET de baixo custo, que foram distribuídos inicialmente no prédio da ESAN/UPF. Essa iniciativa despertou uma participação ativa dos alunos no projeto. As ações implementadas tiveram um impacto imediato, resultando no encaminhamento semanal dos resíduos para as cooperativas. Em poucas semanas, professores, estudantes e funcionários do campus se envolveram no descarte adequado das garrafas plásticas, adotando práticas mais sustentáveis. Além disso, durante esse período, surgiram ideias para ampliar a conscientização e estabelecer parcerias com empresas. Os envolvidos no projeto começaram a desenvolver estratégias adicionais para promover a conscientização sobre o descarte adequado de garrafas plásticas, explorando diferentes abordagens e buscando parcerias com o setor privado. Essa ampliação de esforços visava não apenas reforçar a importância do descarte correto de garrafas PET, mas também expandir os impactos positivos do projeto, estabelecendo parcerias e promovendo uma cultura de sustentabilidade não apenas entre a comunidade acadêmica, mas também no setor empresarial e na sociedade em geral.


 Impacto da Pós-graduação da Universidade de Passo Fundo nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Edital:2022


 O objetivo foi estabelecer uma conexão entre a pesquisa científica realizada na UPF e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), divulgando as dissertações e teses produzidas. Para isso, cada Programa de Pós-Graduação (PPG) foi pesquisado no banco de dados, a fim de comparar o escopo de cada ODS e suas metas específicas no contexto social, econômico e ambiental. Além disso, foram coletados dados sobre os programas de extensão universitária. Foi constatado que a universidade tem um impacto significativo nos ODS por meio de seus programas de extensão e ensino médio. Destaca-se o ODS 4 - Educação de Qualidade, que apresentou um maior número de ações para alcançar metas observáveis através de atividades de planejamento realizadas dentro da universidade. Com base na coleta de dados, foram criados painéis que foram atribuídos às áreas do campus de acordo com as atividades realizadas e sua relação com os ODS.


 Sequestrando Carbono com Árvores Nativas Estratégicas para a Fauna Silvestre 

Edital: 2022


O projeto "Sequestrando Carbono com Árvores Nativas Estratégicas para a Fauna Silvestre" tem como objetivo contribuir para as ações de sequestro de carbono por meio da conservação e do plantio de árvores nativas estratégicas para a fauna silvestre, priorizando a utilização de árvores com boa procedência genética regional. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas expedições de campo para localizar e caracterizar árvores matrizes, resultando na criação de um Banco de Dados de Árvores Matrizes, que identifica as melhores árvores da região para a coleta de sementes. Além disso, foram produzidas 400 mudas de Pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia) e realizado o plantio dessas mudas na RPPN/UPF, estabelecendo parcerias importantes e gerando repercussão em diversos jornais. Para facilitar a compreensão do público em geral, foi elaborado um e-book com imagens exclusivas e informações dinâmicas sobre o projeto. O projeto envolveu a participação de cursos de graduação e pós-graduação da UPF, bem como da equipe do Laboratório de Manejo da Vida Silvestre (LANVIS/UPF), do Projeto Charão/AMA e da Floresta Nacional de Passo Fundo (ICMBio).


 Sustentabilidade e Educação: ações que mudam o planeta

Edital: 2022


O projeto "Educação em Direitos Humanos para Juventude" teve como objetivo alcançar diferentes segmentos da sociedade, escolas e comunidades, por meio da criação de um site e materiais de entretenimento, como banners e cubos, contendo informações relevantes para as escolas parceiras. Os cubos de tecido foram projetados de forma a permitir a aprendizagem tátil e estimular a criatividade dos professores e alunos. Cada face do cubo apresentava uma pergunta aberta, incentivando a reflexão e a participação ativa dos estudantes. Além disso, um quiz foi desenvolvido para fornecer informações e avaliar o aprendizado, permitindo a participação através de meios digitais. Em suma, o projeto ressaltou a importância das ações e recomendações para conscientizar os jovens sobre a construção de caminhos para o desenvolvimento sustentável e a promoção da igualdade entre as gerações. Através do site, dos materiais interativos e do quiz, o projeto buscou engajar os jovens, proporcionando uma abordagem lúdica e educativa para a temática dos direitos humanos.


 Projeto: "Vai de Bike com o Green Office”

Edital:2023


Para a implementação do projeto, serão instalados 4 pontos de estacionamento com capacidade para 10 bicicletas cada um. Esses pontos serão estrategicamente posicionados dentro da universidade, visando otimizar a mobilidade no campus. Os estacionamentos serão devidamente sinalizados com Wind Flags, que exibirão a logo do projeto e do Green Office, bem como informações relevantes. Além disso, um QRcode estará presente nos estacionamentos, fornecendo dados sobre a quantidade de CO2 que será reduzida por quilômetro percorrido de bicicleta. Essa informação visa conscientizar e engajar os usuários das bicicletas quanto aos benefícios ambientais de utilizar esse meio de transporte sustentável. A escolha do material Wind Flag para a sinalização se deve ao seu excelente custo-benefício, facilidade de instalação e transporte, atendendo às necessidades do projeto. Dessa forma, o projeto tem como objetivo principal a redução das emissões de CO2 relacionadas ao transporte urbano, melhorando a circulação dentro do campus e promovendo uma melhor qualidade de vida para estudantes. A escolha do material Wind Flag para a sinalização se deve ao seu excelente custo-benefício, facilidade de instalação e transporte, atendendo às necessidades do projeto. Dessa forma, o projeto tem como objetivo principal a redução das emissões de CO2 relacionadas ao transporte urbano, melhorando a circulação dentro do campus e promovendo uma melhor qualidade de vida para estudantes, professores e colaboradores da Universidade de Passo Fundo.


 "Projeto “Concurso Árvores Gigantes do Planalto Médio do Rio Grande do Sul”

Edital:2023


O LAMVIS, Laboratório de Manejo da Vida Silvestre, planeja realizar um concurso com um caráter científico, educacional e cultural para identificar os maiores exemplares de uma espécie arbórea nativa na região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul. Esse concurso está aberto ao público em geral, incluindo pessoas físicas, jurídicas e comunidades tradicionais que possuem terras na região. Serão selecionadas Árvores-Gigantes que sejam consideradas estratégicas para a conservação da fauna silvestre e o sequestro de carbono, com ênfase em suas interações ecológicas. O objetivo principal do projeto é promover uma cultura de sensibilização, interesse e valorização das florestas entre os proprietários de terras e a comunidade em geral. O concurso incentivará a proteção desses exemplares de árvores nativas, reconhecendo a importância de sua contribuição para a conservação da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas. Além disso, pretende-se fortalecer o conhecimento científico e despertar o interesse das pessoas pela natureza, suas interações e a necessidade de conservação dos recursos naturais.

O projeto visa engajar a comunidade e promover uma maior conscientização sobre a importância das árvores gigantes como elementos-chave para a preservação da vida silvestre e a manutenção do equilíbrio ambiental na região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul.


 "Projeto “Ações de Pesquisa e Extensão para Promoção da Segurança Alimentar e Melhoria da Nutrição de Recicladores de Resíduos”

Edital:2023


O objetivo principal do projeto é realizar atividades de pesquisa e extensão para avaliar a condição alimentar e nutricional dos recicladores de resíduos, visando promover a segurança alimentar e melhorar a qualidade da alimentação desses trabalhadores. Para alcançar esse objetivo, será realizado um estudo transversal com os associados da Cooperativa de Recicladores Parque Bela Vista (Recibela), localizada na cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. O estudo consistirá na aplicação de um questionário individual padronizado e pré-codificado, que coletará informações sobre as características demográficas e práticas alimentares dos participantes. Além disso, um questionário domiciliar será aplicado ao responsável pelo domicílio, com o objetivo de avaliar a situação socioeconômica e a insegurança alimentar. Para avaliar o estado nutricional dos participantes, serão realizadas medidas antropométricas. O foco do projeto é melhorar o estado nutricional e as práticas alimentares do público-alvo, reduzindo as consequências da insustentabilidade do sistema alimentar, especialmente para populações vulneráveis, como os recicladores de resíduos. Ao identificar as necessidades e os desafios enfrentados por esses trabalhadores, o projeto busca fornecer intervenções e estratégias adequadas para melhorar a segurança alimentar e promover uma alimentação saudável e equilibrada.

Dessa forma, o projeto busca contribuir para a redução das disparidades nutricionais e promover a sustentabilidade do sistema alimentar, visando beneficiar a saúde e o bem-estar dos recicladores de resíduos na cidade de Passo Fundo.


 Projeto: “JARDIM-HORTA-MICRO FLORESTA AGROECOLÓGICA"

(Ensino-pesquisa -extensão auxiliando na conversão orgânica de uma horta universitária: formação, percepções e vivências de sustentabilidade)

Edital:2023


Este projeto visa criar uma horta agroecológica diversificada em parceria com a Universidade de Passo Fundo, com o objetivo de educar e capacitar as pessoas interessadas em agricultura sustentável e conexão com a natureza. Através do cultivo de alimentos orgânicos, busca-se promover a conscientização ecológica. Inicialmente, será implementado na comunidade universitária e posteriormente expandido para a sociedade em geral. O projeto pretende envolver a sociedade em práticas de extensão universitária e promover uma cultura de produção e consumo sustentável. A horta agroecológica proporcionará aprendizado sobre técnicas de cultivo sustentável, ciclos naturais das plantas e importância da biodiversidade. Além disso, promoverá a troca de conhecimentos e experiências, conscientizando sobre a importância da agricultura sustentável para o meio ambiente e saúde humana. O objetivo é transformar a comunidade universitária em exemplo de práticas sustentáveis e estimular ações positivas em relação à produção e consumo de alimentos, visando criar uma cultura consciente e responsável em relação aos recursos naturais.


 Projeto: "(RE)ACT!: um projeto sobre consumo, meio ambiente e sociedade.”

Edital:2023


Será desenvolvida uma proposta de projeto interdisciplinar para os alunos do 9º ano do ensino fundamental II, no âmbito das aulas de Língua Inglesa. O projeto será aplicado na EMEF Eloy Pinheiro Machado e compreenderá diversas fases, denominadas de acordo com os princípios sustentáveis dos "Rs". O objetivo dessas fases é analisar os hábitos dos alunos e suas famílias, estimular uma mudança de comportamento, promover a conscientização e encorajar o protagonismo dos estudantes tanto em suas residências como na organização do evento proposto pelo projeto. A avaliação do aprendizado no projeto busca examinar a participação ativa dos alunos e o papel de liderança que desempenham nas atividades propostas. A tecnologia será considerada uma ferramenta fundamental para conscientizar os estudantes, por meio da utilização de textos autênticos de diferentes gêneros durante as aulas. Além disso, ela proporcionará uma oportunidade para que os grupos de alunos publiquem mídias que divulguem o projeto e suas ações sociais na comunidade de Passo Fundo e região.