Projetos

Green Box – Captando Água da Chuva

Edital: 2021 

Coordenadora: Professora Eliara Riasyk Porto


O projeto Green Box consistiu na instalação de um sistema de captação e aproveitamento da água da chuva na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fredolino Chimango, no município de Passo Fundo/RS. Dessa forma, foi criada uma fonte sustentável de irrigação para a horta que será posteriormente implementada pelo projeto Ki da Horta, da Secretaria Municipal de Educação (SME). Mas o projeto também visou tornar a construção e uso desse sistema em um instrumento de aprendizagem. Então, os professores foram instruídos sobre o funcionamento e manutenção do sistema, para que pudessem entendê-lo e utilizá-lo de forma satisfatória e consequentemente transferir esse conhecimento para seus alunos. Também foi desenvolvida uma cartilha informativa para os estudantes, trazendo dados sobre a água e saneamento básico, em conjunto com atitudes a serem tomadas no cotidiano para o uso consciente da água e proteção do meio-ambiente. Através dela, buscou-se estimular o interesse pelo saneamento básico por parte dos estudantes. Esse conteúdo, que a princípio foi impresso e distribuído na escola contemplada, também está disponível gratuitamente aqui.

O objetivo geral desse projeto foi promover ações nas escolas públicas de Passo Fundo sobre a captação da água da chuva e os quatro pilares do saneamento básico. Mais especificamente, buscou-se estimular o interesse pelo saneamento básico por parte dos estudantes de ensino fundamental e médio das escolas públicas, tornar os acadêmicos da universidade protagonistas na busca de soluções para problemas locais e incentivar o uso de tecnologias alternativas para contribuir com a redução do consumo e de uso racional de água potável.Em relação ao sistema instalado, alguns professores ficaram entusiasmados em instalar em suas próprias casas, e isso já é um indicativo de uma ação multiplicável, o que viria em muito a contribuir com os problemas relacionados a crise hídrica. Esse projeto pode ser caracterizado como um piloto em termos de simplicidade de execução, mas de extrema importância para a adesão da comunidade escolar ao projeto completo do Kidahorta. Essa primeira atividade na Escola Fredolino Chimango permitiu avaliar as dificuldades de infraestrutura e logística de implantação do projeto total nas escolas. Entende-se que há espaços para criação de possíveis convênios para a efetivação da ampliação do Green Box para cobertura em todas as escolas do município./


Mudanças Climáticas 2050: A construção de cenários futuros por estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Edital: 2021 

Coordenador: Professor Marcos Antônio Frandoloso


Por meio da interação com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, o projeto desenvolveu um e-book sobre a temática das mudanças climáticas, respondendo questões sobre o saneamento, mobilidade, energia e êxodo urbano até o ano de 2050. Além de ser distribuído dentro da universidade, será também disponibilizado a escolas, gestores públicos, instituições parceiras (stakeholders comunitários) e também para iniciativa privada, fomentando reflexão e pensamento crítico. O propósito desse projeto é estabelecer o pensamento reflexivo acerca dos impactos da ação humana em relação às mudanças climáticas. A atividade foi desenvolvida por estudantes da disciplina de Tópicos Especiais em Arquitetura e Urbanismo da UPF, com 77 participantes.


Relógio Medicinal do Corpo Humano

Edital: 2021 

Coordenador: Cláudia Petry


Este projeto foi responsável pela construção de uma horta medicinal no campus da universidade, em frente ao Módulo I do UPF Parque. Essa horta é de livre acesso para a comunidade acadêmica e em geral. Todas as plantas presentes tem funções benéficas para o corpo humano, sendo separadas por seus principais órgãos de ação e horários ideais de consumo. Esses horários são originários do relógio cósmico, conceito da medicina chinesa que afirma que os corpos produzem energia vital para os órgãos em diferentes horários. 


Educação Ambiental e a Sustentabilidade em Feiras Ecológicas

Edital: 2021 

Coordenador: Prof. Dr. Cleomar Reginatto 


Esse projeto desenvolveu ações de incentivo a sustentabilidade conectadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em feiras de alimentos orgânicos realizadas no município de Passo Fundo/RS. O desenvolvimento desde projeto envolveu a realização de ações de educação ambiental e incentivo a compostagem com contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nessas feiras, atingindo diretamente agricultores que comercializam seus produtos nas feiras e consumidores de produtos orgânicos. O projeto desenvolveu, entre outros materias, um e-book intitulado Práticas Sustentáveis na Agricultura, que está disponível aqui