Laboratório de Patologia Bucal

O Serviço de Patologia Bucal, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UPF, realiza análise de biópsia incisional, biópsia excisional de tecidos moles e calcificados da boca, lesões intraósseas, sinusais e de glândulas salivares. Além disso, faz a análise dos bordos cirúrgicos de peças removidas por ressecação segmentar de tumores. Não são recebidas amostras de citologia tipo PAAF (punção aspirativa por agulha fina), nem material de origem não oral. O Laboratório está localizado no 3° andar do ICB, prédio I5, Campus I.

Patologista responsável: Me. Gisele Rovani (graduada em Odontologia pela UPF (1993); mestre em Patologia Bucal pela UFRGS (1997))

Horários de recebimento das amostras: 
De segunda à sexta-feira, nos seguintes turnos:
Manhã: das 07h45min às 11h45min
Tarde: das 13h30min às 17h45min
Noite: das 19h às 22h45min

Contato

Telefone: (54) 3316-8315
E-mail: patologia@upf.br
Universidade de Passo Fundo – UPF
Lab. de patologia Bucal – ICB / Prédio I5
Campus I – BR 285, Bairro São José
Passo Fundo/RS
CEP: 99052-900

Perguntas frequentes

O que é a patologia cirúrgica?
A patologia cirúrgica é o estudo anatomopatológico de órgãos ou porções retiradas cirurgicamente (biópsias ou peças cirúrgicas). Tem como objetivo principal fornecer o diagnóstico da lesão, orientando o tratamento e o prognóstico do paciente.
O procedimento anatomopatológico mais frequente é a inclusão em parafina de pequenos fragmentos para confecção de um preparado histológico padrão, corado pela hematoxilina-eosina. O histopatológico é precedido da realização de um procedimento cirúrgico, que pode ser uma biópsia incisional, biópsia excisional e a retirada parcial ou total de um órgão.  

O que é um exame anatomopatológico?
O exame anatomopatológico consiste na avaliação macro e microscópica de tecidos e células de um paciente. É um procedimento realizado por médicos ou dentistas especializados em Patologia Cirúrgica Geral ou Patologia Bucal. Esse exame auxilia no diagnóstico de doenças e contribui para que se estabeleça a graduação de tumores.

Como as amostras devem ser enviadas?
As amostras devem estar fixadas em formol 10%, líquido.
A amostra deve ser encaminhada em recipiente bem vedado e com a identificação do paciente.
Amostras múltiplas devem ser enviadas em potes múltiplos e identificadas com o nome do paciente e a origem da amostra (sítio da lesão).
Os seguintes dados devem constar na ficha de biópsia: identificação do paciente e do profissional, local da lesão, aspecto clínico, história de lesão, tipo de biópsia, hipótese diagnóstica.
Exames complementares: radiografias, tomografias e outros exames por imagem ou laboratoriais podem ser entregues junto com a peça cirúrgica ou enviados por e-mail. Todos serão devolvidos para o profissional que solicitou o exame histopatológico após o laudo ser emitido.

Quais as formas ou locais de pagamento?
a) Na tesouraria da Faculdade de Odontologia da UPF: o comprovante de pagamento deve ser emitido no nome do paciente, com a descrição “exame histopatológico”, no centro de custo 3577, operação 263. Entregar uma via do pagamento junto com o material para análise.
b) Por depósito bancário em nome da Fundação Universidade de Passo Fundo
*Código identificador: CPF do depositante
*Enviar comprovante para o e-mail patologia@upf.br

Banrisul: 
Ag: 1072 Conta corrente: 26.000902.0-8

Banco do Brasil:
Ag: 5122-5 Conta Corrente: 2640-9

Como é a entrega do resultado?
O resultado somente é informado por e-mail para o profissional que solicitou o exame. Se o solicitante desejar, pode receber uma cópia impressa, devendo fazer esse pedido no momento em que realizar a solicitação dos exames.