Geral

Empresa Júnior UPF inaugura novas salas para atendimento ao público

14/08/2023

14:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes e Thalis Rota

Projeto proporciona experiência prática de mercado aos estudantes e atende a demandas de empresas e empreendedores de Passo Fundo e região

Empreendedores de Passo Fundo e região têm agora um novo espaço para buscar assessoria e consultoria. Na última semana, a Empresa Júnior da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios da Universidade de Passo Fundo (Esan/UPF) inaugurou suas novas salas em Passo Fundo e Carazinho. Os novos espaços, apresentados ao público na última quarta e na sexta-feira, dias 9 e 11 de agosto, visam atender às demandas de empresas e empreendedores que buscam, desde tirar seu negócio do papel, formalizar, ou mesmo melhorar o planejamento da sua empresa. 

A Empresa Júnior é uma organização formada por estudantes universitários vinculados aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, que visa proporcionar uma experiência prática de mercado, aliando conhecimento acadêmico à vivência empresarial. Através de projetos como o Balcão do Empreendedor, os acadêmicos, orientados por professores das disciplinas, se comprometem a compartilhar seu conhecimento e auxiliar a comunidade, contribuindo para o crescimento socioeconômico da região.

De acordo com o coordenador da Empresa Júnior, professor Me. Anderson Neckel, as novas salas surgiram da grande demanda atendida pelo projeto e foram construídas 100% com recursos da própria Empresa. Entre os serviços oferecidos a empresas de qualquer porte, estão criação de planos de negócios, planejamento estratégico, além de consultorias e assessorias estratégicas nas áreas de marketing, gestão de pessoas, finanças. Os estudantes ainda realizam pesquisas de mercado, pesquisas de opinião, de comportamento do consumidor e também gestão e organização de eventos corporativos. 

Todas as atividades são realizadas por estudantes, acompanhados por professores especialistas em cada área. “Esse atendimento é realizado dentro das disciplinas. Nós recebemos a demanda, entregamos o orçamento e, a partir do aceite do cliente, designamos um grupo de alunos e um professor da área para realizar esse atendimento”, explica o coordenador acrescentando que, na Empresa Júnior, há um custo por esses serviços. “A empresa que estiver contratando a Empresa Júnior estará dando oportunidade para os estudantes que estão em formação, para que eles consigam se desenvolver em questões como liderança, autonomia, e também vai encontrar um serviço com menor valor agregado. A Empresa Júnior tem receita, cobra um valor, mas é um valor bem mais em conta que será investido em atividades para os estudantes”, pontua. 

Nas novas salas também haverá atendimentos do Balcão do Empreendedor, voltado para pequenos e médios empreendedores, formalizados e informais, que buscam serviços de consultoria gratuitos. “O Balcão do Empreendedor é voltado para a população que é mais vulnerável, aquele profissional autônomo, que muitas vezes não tem seu negócio formalizado, ou não tem um planejamento ou recursos para investir, mas que busca uma orientação”, comenta Anderson. O foco do Balcão do Empreendedor, de acordo com o professor, é desenvolver emprego e renda. “Nós queremos ajudar o pequeno empreendedor, os profissionais autônomos a trabalhar de forma mais planejada e organizada”, diz. 

Presente na inauguração da nova sala em Passo Fundo, a reitora da UPF professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin destacou que a renovação das salas da Empresa Júnior é um momento muito importante para a Universidade. “A empresa Júnior se compromete com uma aprendizagem múltipla. São momentos diferentes em que nossos estudantes podem, de fato, colocar a mão na massa, viver experiências em suas profissões, interagir com outras instituições e profissões com as quais vão conviver na vida profissional. Nossos cursos oferecem uma gama muito ampla de oportunidades e possibilidades, então, onde nossos estudantes estiverem, estarão aprendendo, agregando conhecimento para aquilo que a vida profissional exigirá”, frisou. 

Como buscar atendimento
Os atendimentos na Empresa Júnior ocorrem tanto para empresas de qualquer porte que queiram aprimorar sua gestão ou implementar novos processos, quanto para profissionais autônomos e pequenos empreendedores que buscam qualificar seu serviço. Os atendimentos ocorrem sempre às quintas-feiras à noite em Passo Fundo e em Carazinho. Além disso, interessados também podem agendar atendimento ou buscar mais informações pelo e-mail empresajresan@gmail.com.