Ensino

Aula inaugural do curso de Agronomia abordou os desafios da profissão

04/03/2024

09:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Filippe de Oliveira Martins

O curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF) teve sua aula inaugural realizada no dia 28 de fevereiro. Na ocasião, acadêmicos e professores acompanharam a palestra “Desafios para o profissional da Agronomia, dentro do manejo integrado/químico/biológico e da agricultura ‘regenerativa’”, a qual foi ministrada pelo egresso da turma de 1989/2, engenheiro agrônomo e sócio proprietário da Empresa Bioact Consultoria Agroempresarial, Jairo Lang.

Em sua fala, Jairo citou quais são os desafios dentro do manejo integrado/químico/biológico e da agricultura ‘regenerativa”, como dispor de: produtos eficientes, com bons níveis de supressão de pragas e doenças, confiáveis e com estabilidade e repetitividade de resultados; produtos testados e validados pela pesquisa, pública e privada, empresas de consultoria e universidades; produtos de alta aplicabilidade e tolerância às condições de transporte e de aplicação a campo; produtos para aplicação em conjunto/em mistura com agroquímicos, com o objetivo de melhorar o controle, bem como ampliar o espectro de controle, e o residual dos agroquímicos; e de produtos com diferentes modos de ação, para aplicação como estratégia antirresistência, e também para aumentar a “vida útil” das moléculas químicas.

Mercado de trabalho da Agronomia
Jairo também é consultor, há 18 anos, nas áreas de levantamento de mercado, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, marketing, assistência técnica e treinamento das equipes de diversas empresas espanholas, as quais são especializadas na pesquisa, síntese, produção e formulação de bioativadores, indutores de defesas (vacinas vegetais), biofungicidas, bioinseticidas e bionematicidas para uso na agricultura. Além de abordar momentos de sua trajetória profissional, na aula ele destacou as possibilidades de atuação do engenheiro agrônomo, como com vendas e assistência técnica na área de insumos agrícolas, ensino e pesquisa agrícola, consultoria agropecuária, e hightechs.

Ainda, mencionou que o perfil de profissional da Agronomia buscado pelo mercado de trabalho envolve disciplina com as tarefas, metas, planejamento, relatórios, horários, agenda e hierarquia corporativa e interesse e disposição em aprender novas atividades.

O coordenador do curso de Agronomia, professor Dr. Mateus Possebon Bortoluzzi, relatou que as aulas inaugurais são uma tradição e que os profissionais formados se destacam em suas atuações. “Buscamos sempre recepcionar os alunos com uma atividade que motive e inspire sua trajetória acadêmica e profissional. Muitos egressos, dos mais de 3 mil engenheiros agrônomos formados pelo curso, são referência em diversas áreas de atuação e é uma honra recebê-los em nossa casa novamente”, comentou, ao ressaltar que Jairo é um desses egressos. “Ele trouxe um brilhante relato acerca de sua trajetória profissional, visão de mercado, desafios e oportunidades que os nossos jovens irão enfrentar em breve no mercado de trabalho”, complementou.