Ensino

Acadêmicos e professores de Ciências Econômicas participam do V Encontro de Economia RS

14/08/2023

14:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Um evento importante para o cenário econômico foi realizado no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O V Encontro de Economia RS, promovido pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (Corecon RS), ocorreu no último sábado, 12 de agosto, e atraiu a atenção de acadêmicos e professores do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Passo Fundo (UPF) e das demais Instituições de Ensino Superior do estado que possuem cursos de Ciências Econômicas, assim como de diversos economistas e entusiastas da área. A atividade fez parte das comemorações do Dia do Economista, lembrado no domingo (13).

Com uma programação rica e diversificada, o encontro ofereceu aos participantes a oportunidade de mergulhar em palestras e debates que abordaram uma ampla gama de tópicos relevantes para o cenário econômico atual. Desde conjuntura econômica nacional e regional até políticas públicas, desenvolvimento econômico, economia regional e do setor público, além de inovação e ciência de dados, as ações foram cuidadosamente elaboradas para proporcionar uma experiência abrangente e enriquecedora.

Dentre os diversos palestrantes e debatedores de renome que compartilharam suas perspectivas e conhecimentos, um dos pontos altos do evento foi a participação do economista Marcos Lisboa. Ex-presidente do Insper e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Lisboa encerrou o encontro com uma palestra sobre os desafios enfrentados pela economia brasileira, sob o tema "De Crises em Crises".

Outros nomes também deixaram sua marca no encontro. A consultora econômica e sócia da Gibraltar Consulting, Zeina Latif, autora do livro "Nós do Brasil: nossa herança e nossas escolhas", bem como Aod Cunha, trouxeram suas visões em um painel focado nas perspectivas econômicas do Brasil e do Rio Grande do Sul.

O evento também proporcionou um espaço para importantes economistas do Rio Grande do Sul, como Giovani Baggio, da Fiergs, Antônio da Luz, da Farsul, Oscar Frank Junior, da CDL/POA, e Patrícia Palermo, da Fecomércio. Juntos, eles compuseram um painel, mediado pela jornalista da Zero Hora, Marta Sfredo, que explorou as perspectivas setoriais e as tendências econômicas em âmbito local.

Erik Figueiredo, ex-presidente do IPEA e diretor executivo do Instituto Mauro Borges (IMB), trouxe uma visão abrangente sobre a interseção entre economia e políticas públicas, destacando a influência do economista nesse contexto.

A era da tecnologia e inovação não foi esquecida durante o evento. O painel intitulado "Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia que Fazem a Diferença nos Negócios e Startups" trouxe à mesa discussões sobre a importância das novas tecnologias, incluindo o ChatGPT.

O encontro também foi marcado por um desafio entre os cursos de Ciências Econômicas do estado, e os estudantes da UPF apresentaram o tema “A região de Passo Fundo: preparada para o futuro”, onde apresentaram os dados econômicos mais relevantes da região. Essa iniciativa ressaltou a importância de compreender as nuances regionais e promover debates focados nas comunidades locais.

Espaço de troca de experiências
O V Encontro de Economia RS reafirmou seu papel como um espaço de troca de ideias e conhecimentos, onde estudantes, professores e profissionais puderam se engajar com as tendências econômicas e as inovações que estão moldando o futuro da área. Ao participar ativamente desse evento, os acadêmicos e professores do curso de Ciências Econômicas da UPF demonstraram comprometimento com a aprendizagem contínua e a expansão de horizontes no campo da economia.

Além dos estudantes, participaram os professores do curso de Ciências Econômicas Julcemar Bruno Zilli, Cleide Fátima Moretto e Clóvis Tadeu Alves.