Ensino

Presidente do Tribunal de Justiça do RS fala na UPF sobre os desafios do judiciário

24/10/2023

13:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira foi a palestrante convidada para a abertura da Semana Acadêmica de Direito, que iniciou nesta segunda-feira, 23 de outubro

A gestão da transformação digital. Este é, na opinião da presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul Desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira o maior desafio do judiciário gaúcho atualmente. Íris Helena foi a convidada para abrir a XX Semana Acadêmica de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), que iniciou nesta segunda-feira, 23 de outubro, e segue até quinta, 26. A atividade reuniu docentes e acadêmicos do curso no Anfiteatro do Direito para acompanhar a fala da presidente sobre “Os desafios e as perspectivas do judiciário gaúcho”. 

Íris Helena iniciou sua fala destacando a importância do judiciário. De acordo com a presidente, ao poder judiciário incumbe, fundamentalmente, a pacificação dos conflitos sociais e a garantia dos direitos. “Aliás, não é por outra razão que a missão do Tribunal de Justiça gaúcho, definida no seu planejamento estratégico, consiste em ‘prestar a tutela jurisdicional a todos e a cada um, distribuindo justiça de modo útil e a tempo’. Em outras palavras, distribuindo justiça com receptibilidade e com celeridade. De nada, sabemos todos, servirá uma prestação jurisdicional rápida se ela não resolver o problema”, pontuou.

A desembargadora acrescentou que, ainda que efetiva e célere, a justiça jamais pode deixar de ser humana, eis que, por trás de cada processo, cada conflito e cada demanda, existem pessoas. “Essas pessoas que recorrem diariamente ao Judiciário Gaúcho numa das suas 165 comarcas carregam as suas angústias, as dores de suas almas, e é por isso que nunca podem ser vistas como um número, como um código de barra, ou meramente como um dado estatístico. O Poder Judiciário existe e se justifica para servir aos comandantes”, frisou. 

Transformação digital 
De acordo com Íris Helena, a justiça gaúcha está passando por uma verdadeira transformação digital, uma profunda mudança de modelo como a justiça presta seu serviço à população, desde o processo de papel ao processo eleitoral. “Nesses quase 150 anos de serviços prestados à sociedade gaúcha – que completaremos em fevereiro de 2024 - nós estamos fazendo uma mudança enorme. Sair do processo papel para o processo eletrônico. Nós temos em tramitação, processos ativos, cerca de cinco milhões e trezentos mil processos. Com o processo físico, antes do uso em larga escala dos computadores, apenas para exemplificar, o controle dos processos nos cartórios judiciais, se dava por meio de fichas”, lembrou. 

Além da digitalização dos processos, outro desafio apontado pela presidente é a adaptação das estruturas de trabalho para a execução do serviço sob essa nova perspectiva, incluindo prédios, recursos humanos e a capacitação do público interno. Para ela, o maior desafio do judiciário gaúcho, no momento, é essa gestão da transformação digital. “Essa grande transformação não se revela fácil. No entanto, por intermédio de planejamento estratégico, que deve ser bem elaborado e corretamente executado, será possível superar também este desafio. O objetivo, que é o que nós visamos, é manter o nosso coração saudável, empenhar a sociedade gaúcha à prestação judicial, de forma séria, efetiva e sempre humana. Portanto, as perspectivas são otimistas, com o judiciário caminhando a passos largos, adaptando-se a todos os desafios e as exigências que sempre surgem com qualquer modificação, com qualquer mudança que se implemente, e sempre atento ao futuro, às novas tecnologias”, finalizou. 

Evento exercita o protagonismo dos estudantes
Presente na abertura do evento, a reitora da UPF professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin agradeceu a presença da desembargadora e destacou a importância das semanas acadêmicas para a formação dos estudantes. “Elas representam o rosto, o jeito, a dedicação dos estudantes, com representantes dos mais diferentes segmentos, discutindo temas importantes e exercitando também a liderança, a organização, a autonomia e o protagonismo dos acadêmicos”, destacou. 

A reitora também agradeceu a presença de todos os palestrantes e profissionais da área que participaram do evento. “Para nós, viver esses momentos junto com vocês, que estão em diferentes frentes de trabalho, vivenciando temas emergentes, importantes e trazendo essas perspectivas em diálogo com nossos professores e estudantes, é de extrema relevância. Então, agradecemos demais pela participação, pelo envolvimento, pela dedicação, sempre presença aqui na nossa Universidade, nas mais diferentes áreas do Direito”, concluiu. 

A programação da XX Semana Acadêmica de Direito segue até quinta-feira, com palestras e mesas redondas. Para saber mais, acesse o Instagram do evento