UPF Solidária

Fazer o bem sem olhar a quem

04/06/2020

11:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Desenvolvido com o intuito de contribuir com ações em prol da comunidade, projeto Elo Solidário da UPF realiza campanha de doação de alimentos e de produtos de higiene

Iniciativa do curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), o projeto Elo Solidário segue desenvolvendo ações para ajudar a população durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Uma delas teve início na última segunda-feira, 1º de junho, quando foram entregues, aos representantes das lojas da Comercial Zaffari e Stok Center, bem como do salão de beleza Duo, banners de divulgação de uma campanha de doação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene.

Até o dia 13 de junho, serão locais de coleta os Zaffari da Vergueiro, do Bella Città, do Passo Fundo Shopping, da Coronel Pelegrini e da Avenida Brasil. Além deles, os Stok Center do Centro, do Boqueirão e da Petrópolis, e o salão Duo receberão doações de quem deseja contribuir. Segundo a coordenadora do Projeto, Dra. Susana König Luz, o material arrecadado deve ser destinado para famílias de senegaleses e para a comunidade em geral que está necessitada. “Fazemos o recolhimento das doações, mas o destino iremos deixar a cargo das pessoas que já estão envolvidas no processo e tem as famílias cadastradas, para não nos atravessarmos no trabalho das equipes”, relata.

Outra atividade realizada pelo Elo Solidário envolve a confecção e a doação de máscaras. “A mãe e a avó da acadêmica Bruna Chagas Quevedo estão confeccionando o material doado por estudantes e empresas. Inicialmente, serão confeccionadas 200 máscaras. Além disso, continuaremos com a arrecadação de alimentos não perecíveis e material de higiene, fazendo ações em outras instituições que se disponham a ser nossas parceiras”, conta Susana.

Prestação de serviço à sociedade
A coordenadora do curso de Psicologia da UPF, Me. Dirce Teresinha Tatsch, esteve presente nos estabelecimentos que são postos de coleta da campanha. Para ela, a importância de projetos como o Elo Solidário em tempos de pandemia se dá justamente por eles estarem à serviço das comunidades. “A UPF sempre esteve, e agora, mais do que nunca, está inserida na realidade e prestando atenção às demandas que surgem em Passo Fundo e em toda a região. Estamos cumprindo com nossa função social universitária, ou seja ‘produzir os conhecimentos emancipatórios, formar os cidadãos e assim desenvolver a sociedade humana, segundo e mediante os valores e princípios mais caros ao processo civilizatório e à vida democrática, tais como a solidariedade, a cooperação, a justiça, a igualdade, o direito à dignidade, o respeito à alteridade e à pluralidade’, como nos apresenta José Dias Sobrinho, na publicação sobre Seminário Universidade: por que e como reformar?, comenta a docente.

Ainda conforme a professora, o curso de Psicologia também tem este compromisso de formação profissional e cidadã com os estudantes. “Acreditamos nesta ação como uma possibilidade, dentre tantas outras que realizamos e realizaremos”, complementa Dirce.

Corrente do bem
A ideia do projeto Elo Solidário, de acordo com Susana, surgiu a partir da inquietude dos docentes e acadêmicos de Psicologia da UPF frente à impossibilidade de auxiliar a população devido ao recolhimento social. “No início da pandemia de Covid-19, a equipe recebeu notícias de pessoas que estavam perdendo o emprego ou estavam impossibilitadas de trabalhar por medo do contágio. “Também recebemos informações de que o número de famílias assistidas pela Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social havia dobrado. Frente a isso, começamos a nos perguntar de que forma poderíamos ajudar a comunidade. Estávamos em isolamento, sem poder ir até as famílias levar os mantimentos. Foi aí que surgiu a ideia de montarmos o projeto Elo Solidário, que nasceu com o objetivo de ajudar a população. Foram vários encontros on-line até a proposta ficar ‘redonda’”, lembra.

Conheça o trabalho desenvolvido pelo projeto Elo Solidário: acesse o perfil @projetoelosolidario no Instagram e saiba como ajudar.