UPF Solidária

Ações de combate à Covid-19 promovidas pela UPF são apresentadas em debate

02/06/2020

10:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Debate digital ocorreu por meio da Rede de Aprendizagem e terá outras edições

A Universidade de Passo Fundo (UPF) tem sido uma aliada constante da comunidade no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Em diversas frentes tem realizado ações solidárias, de pesquisa, inovação, de extensão e difusão de saberes. No final da tarde dessa segunda-feira, 1º/6, a Rede de Aprendizagem realizou um debate virtual para a apresentação de algumas destas iniciativas. Outros dois momentos semelhantes estão programados.

Conforme o professor Dr. Julcemar Zilli, um dos organizadores do debate, no primeiro encontro foi debatido o papel de pesquisas desenvolvidas dentro da UPF ou por professores da Universidade. Nos próximos momentos serão discutidas ações ligadas às atividades de desenvolvimento de equipamentos para auxiliar no enfrentamento da Covid-19. "No terceiro encontro falaremos de outras ações que professores e alunos da UPF estão desenvolvendo nesse momento para auxiliar no tratamento dos pacientes e subsidiar os profissionais da saúde na obtenção de resultados mais satisfatórios com relação a síndrome respiratória", explica.

No primeiro encontro virtual participaram os professores da UPF Dra. Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves, Dr. Paulo Reichert, Dr. Luiz Carlos Kreutz e Dr. Rafael Frandoloso, com mediação da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Dalmolin. Os professores compartilharam informações sobre a situação do município no enfrentamento à Covid-19, ações realizadas e especificidades do município, também abordaram as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na UPF e no mundo com relação ao vírus, além de ações como a realização de diagnósticos de Covid-19 que estão sendo realizados na Universidade.

A reitora destacou a importância das ações colaborativas neste momento. "Precisamos de muito trabalho colaborativo, parceria e solidariedade. É uma honra estar à frente da UPF e apoiar ações tão relevantes para o enfrentamento da pandemia. Esse é o momento que a ciência tem conseguido se mostrar, a importância do SUS e dos serviços de saúde é destacado para o cuidado, acolhimento e para aportar as necessidades que o momento traz", enfatizou.