Pesquisa e Inovação

UPF recebe primeira fase da Maratona de Programação da SBC

23/07/2019

16:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Interessados em participar podem se inscrever até o dia 23 de agosto pelo site da Sociedade Brasileira de Computação

A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebe, no dia 14 de setembro, a primeira fase da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Realizada há mais de 20 anos, a Maratona busca despertar nos acadêmicos de graduação e alunos de pós-graduação o interesse no estudo de algoritmos e estruturas de dados e a resolução de problemas num ambiente de competição. A etapa brasileira serve de seletiva para o Internacional Collegiate Programming Contest (ICPC), que ocorre no mundo todo. No ano de 2018, a competição internacional reuniu aproximadamente 50 mil estudantes, de três mil universidades espalhadas em 111 países.

A Maratona de Programação promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Os times que participam do evento são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante cinco horas o maior número possível dos 10 ou mais problemas que são entregues no início da competição. À disposição estes alunos têm um computador e apenas material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio, os demais competidores e os problemas propostos. Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. 

Inscrições
As inscrições para a Maratona devem ser realizadas pelos times. Um time representa uma instituição de ensino (escola) para a maratona e cada escola pode inscrever vários times. O responsável pela inscrição dos times é o "coach". Uma mesma pessoa pode ser coach de vários times. O coach deve ser um professor da instituição representada ou ser indicado para a função por um professor da instituição. 

A inscrição deve ser realizada pelo coach no site até o dia 23 de agosto. Na hora da inscrição o coach deve escolher a sede Passo Fundo, do subcontest "South America/Brazil First Phase". Todas as informações sobre a primeira fase da Maratona podem ser acessadas no site .

Confira a programação da Maratona de Programação SBC
- 09h - Chegada dos times e entrega do material
- 10h - Sessão de Aquecimento (uma hora)
- 11h30min - Foto oficial da sede
- 12h – Almoço
- 14h - Competição (cinco horas)
- 19h - Encerramento, divulgação dos resultados e premiações