Apresentação

A Maratona de Programação da SBC é um evento que existe a mais de 20 anos. Ela desperta o interesse nos alunos dos cursos de graduação e inicio de pós-graduação ao estudo de algoritmos e estruturas de dados e a resolução de problemas num ambiente de competição.  A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano temos observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

A Maratona de Programação da SBC é a regional brasileira do Internacional Collegiate Programming Contest (ICPC) um concurso de programação que ocorre pelo mundo todo. Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação de todo o país. No ano de 2018, a competição internacional reuniu aproximadamente 50 mil estudantes, de 3 mil universidades espalhadas em 111 países.

Os times que participam do evento são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante cinco (5) horas o maior número possível dos 10 ou mais problemas que são entregues no início da competição. À sua disposição estes alunos têm um computador e apenas material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio, os demais competidores e os problemas propostos.

Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.

Maiores informações a respeito da Maratona e sua história podem ser obtidas na página do evento: http://maratona.ime.usp.br/.

Realização



Curso de Ciência da Computação
Curso de Engenharia de Computação
Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas - UPF Casca

 

Patrocínio


Diamond
     
Platinum
 
Gold