Universidade

UPF Editora amplia prestação de serviços à comunidade

11/06/2021

09:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Além da edição de livros e outras obras, a UPF Editora agora oferece revisão de redação e metodologia para trabalhos acadêmicos, com preços acessíveis para pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação

A UPF Editora aprovou uma nova Política Editorial e, agora, aumenta o leque de serviços oferecidos ao público acadêmico. Além da editoração e publicação de livros científicos, resultados de projetos de pesquisa e ações de extensão, a nova metodologia permite que a Editora ofereça serviços como revisão de artigos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de cursos, de graduação e pós-graduação. As informações e solicitações devem ser feitas pelo e-mail editora@upf.br.

A UPF Editora passou a adotar o fluxo contínuo para recebimento de materiais, que iniciam o processo de editoração a qualquer tempo, são revisados e editorados de acordo com a ordem de ingresso. As normas para envio dos originais podem ser acessadas aqui.

De acordo com a coordenadora do setor, professora Dra. Janaína Rigo Santin, a mudança visa modernizar os processos e permitir uma atuação mais ativa junto à comunidade acadêmica. Por isso, a equipe buscou ampliar a prestação de serviços da UPF Editora, atendendo às demandas dos públicos interno e externo à Universidade.

Segundo Janaína, o grupo buscou aliar a tradição da UPF Editora, que, em mais de 20 anos, já contabiliza mais de 700 livros publicados, com a ampliação de sua atuação também para outras linhas editoriais, como, por exemplo, livros infantis, biografias, etc. Para ela, essa atualização permite a inserção da Editora em um mercado cada vez mais diversificado, complexo e interconectado. O novo processo também permite que os livros ingressem na UPF Editora já revisados externamente, ficando com a equipe apenas os serviços editorais e de publicação. 

A coordenadora pontua que a nova metodologia permite que a Editora ofereça novos serviços como revisão de artigos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de cursos, de graduação e pós-graduação. “Volta-se, a partir disso, para a qualificação dos trabalhos produzidos dentro dos cursos da Universidade, visto que percebemos que muitos acadêmicos pagam revisões externas que nem sempre são qualificadas, o que acaba por prejudicá-los na avaliação do seu trabalho. Pensando nisso, a UPF Editora decidiu também entrar nesse mercado, oferecendo aos estudantes uma revisão séria, com padrão de qualidade e com preços acessíveis”, pontua Janaína.

A revisão da UPF Editora engloba a preparação e normatização dos textos segundo as normas técnicas pertinentes à produção científica (conforme ABNT); revisão e adequação ortográfica conforme o Acordo Ortográfico vigente desde 2009 (obrigatório a partir de 2016; revisão linguística, com correções de concordâncias, coesão e coerência textuais. 

Para informações e contato, basta enviar e-mail para editora@upf.br.