Extensão

Semana do Conhecimento: partilha e crescimento que impactam na formação

16/07/2021

13:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Inscrições estão abertas até 2 de agosto. Para submissão de trabalhos, o prazo se estende até 9 de agosto

A edição de 2021 da Semana do Conhecimento da UPF traz como tema central “A transversalidade da ciência e da tecnologia e inovação na solução dos problemas globais”. Realizada de forma on-line, a programação ocorre de 27 a 30 de setembro. Sempre com grande participação acadêmica, o evento é tido como um espaço para a partilha, ampliação do conhecimento e uma oportunidade para a troca de experiências.

O foco principal do evento é aproximar práticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão desenvolvidos na UPF e por outras instituições de ensino superior. Neste contexto, os estudantes, de todos os níveis de ensino, têm a possibilidade de apresentar trabalhos e ter acesso ao que está sendo desenvolvido no mundo todo

Giovana Reginatto é um exemplo dessa experiência. Egressa do curso de Engenharia Civil, ela se formou em 2020. Hoje mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UPF, ela apresentou trabalhos em três edições da Semana. Recorda que, ainda em 2017, ingressou como bolsista de Iniciação Científica, por meio do Pibic/CNPq e Probic/Fapergs, e viu na Semana do Conhecimento uma grande oportunidade para apresentar os resultados da pesquisa feitas na Mostra de Iniciação Científica (MIC). “Foi uma experiência maravilhosa e muito gratificante. Esse foi o meu primeiro contato com apresentações de trabalhos científicos e, sem dúvida, foi um passo muito importante na minha vida acadêmica, pois as apresentações somaram pontos ao meu currículo e colaboraram no ingresso ao mestrado”, ressalta.

Segundo Giovana, a Semana do Conhecimento proporciona ao estudante conhecer as pesquisas que estão sendo realizadas na UPF e em outras instituições, integrando diversas áreas do conhecimento. “Além das apresentações, tem-se também as palestras e mesas redondas, com temas e discussões extremamente relevantes.
Para mim, a Semana do Conhecimento é um dos eventos mais incríveis em que já participei. E esse ano, irei me inscrever novamente, mas dessa vez na Mostra de Trabalhos da Pós-graduação, justificando o apreço por este evento e a importância do mesmo”, reforça a mestranda.

Inscrições abertas para o mundo
De acordo com os organizadores da Semana, a temática desta edição vem ao encontro dos desafios vividos na atualidade, demonstrando a importância das relações estabelecidas entre a Universidade e a Sociedade. Aberto para que instituições do Brasil e do mundo possam participar, o evento busca alcançar um público variado e transpor limites geográficos, tornando a Semana do Conhecimento em um encontro internacional. 

As inscrições podem ser feitas até 2 de agosto, aqui. Para submissão de trabalhos, o prazo se estende até 9 de agosto. Já para ouvintes, o período de inscrição será de 10 a 27 de setembro. 

Saiba mais no site.