Extensão

Projeto de extensão ComSaúde promove ação educativa na empresa Commersul

24/11/2021

11:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Roda de conversa com colaboradores abordou o câncer de próstata e a saúde do homem

Uma das campanhas nacionais promovidas pelo Ministério da Saúde é o "Novembro Azul", que foca a prevenção do câncer de próstata, assunto que envolve alguns preconceitos e tabus. De maneira a debater este tema, o projeto de extensão ComSaúde da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF) realizou, no dia 17/11, uma intervenção educativa com 50 colaboradores da empresa Commersul, aproximando a Instituição da comunidade local.

Na ocasião, a equipe promoveu uma roda de conversa motivada pelo Bingo da Saúde do Homem, jogo desenvolvido pelas extensionistas do ComSaúde, acadêmicas dos cursos de Medicina e Enfermagem, abordando aspectos importantes sobre a saúde do homem, além do câncer de próstata.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Cristiane Barelli, todos os envolvidos na ação foram beneficiados. “Os alunos que são desafiados a fazer educação em saúde fora dos consultórios, e os colaboradores da Commersul, que aprenderam um pouco mais de forma descontraída”, comentou.

Marcelo Machado, coordenador de televendas da Commersul, considerou positiva a participação na roda de conversa. “Adorei as informações e a atividade. Acho que a forma descontraída de como foi falado o assunto permite darmos mais relevância aos temas até mesmo para procurar ajuda nas questões da saúde. Na nossa rotina, é institucionalizado que o homem não pode ter doenças. É só trabalhar que passa. Mas não é assim”, ressaltou.

Para Airton Percival do Nascimento, auditor de qualidade da empresa e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a intervenção foi ótima e deve continuar. “Informação é sempre bem-vinda. Fazer uma parceria com a UPF para ações continuadas ao longo do ano seria bem produtivo. É possível parar alguns minutos a rotina de trabalho dos colaboradores para falar sobre a saúde e a dinâmica da roda de conversa, sem palestras, foi perfeita”, pontuou.

Conforme Aline Rigo, responsável pelo setor de marketing da Commersul, é interessante desenvolver ações sobre a saúde do homem. “Na empresa temos cerca de 60 colaboradores homens, nos diversos setores. É importante abordar as questões da saúde e trazer para dentro da empresa, pois os colaboradores passam 8h por dia aqui dentro. A UPF ainda não tinha desenvolvido essa ação em parceria conosco. Espero que seja uma semente para atividades futuras”, disse.

Intervenção contribui com formação das estudantes
O objetivo do ComSaúde é promover comunicação sensível, assertiva e não violenta na área da saúde, de forma criativa, lúdica e que realmente sensibiliza as pessoas. De acordo com a professora Cristiane, é desafiador propor ações de promoção de saúde que não sejam "mais do mesmo". “No caso da saúde do homem, vários estudos científicos demonstram que eles procuram menos os serviços de saúde do que as mulheres, só quando têm uma situação mais grave. Portanto, ir à campo, como foi a intervenção na Commersul, é muito produtivo, principalmente porque desde o planejamento até a execução houve integração com os gestores da empresa, demonstrando a integração da Universidade com a comunidade", comentou.

Essa aproximação com a população foi válida para a estudante Nathalia Giareta Serena, que cursa o segundo nível de Enfermagem e é extensionista voluntária do ComSaúde. “As atividades contribuem muito para a minha formação. Com elas conseguimos ter experiências práticas e, o mais importante, o contato com a comunidade desde o começo do curso. É uma oportunidade incrível”, enfatizou.

A acadêmica Júlia Lago, do quinto nível de Medicina e bolsista de extensão Paidex do ComSaúde, relata que a troca de experiências para além das paredes da sala de aula, somada a oportunidade de conhecer outras realidades, fazem com que as ações de extensão sejam sempre uma troca de aprendizados e saberes que contribuem para uma formação acadêmica mais humana e ciente da realidade. “Ao meu ver, a ação realizada na empresa Commersul pelo nosso projeto de extensão ComSaúde, em que foi abordado o tema saúde do homem, configurou uma rica experiência de aprendizados para todos os presentes, enriquecendo nossas bagagens e contribuindo para o nosso futuro profissional”, considerou.

Na opinião de Laís Cristine Zanella Capponi, também aluna do quinto nível de Medicina e bolsista de extensão Paidex do ComSaúde, as atividades realizadas com o Projeto reforçam o princípio tão importante da “universalidade” no âmbito da saúde, visto que se objetiva o alcance de informações sobre saúde para todos. “Assim, a atividade na Commersul acrescentou muito para a nossa formação. Sabemos que a saúde, muito mais do que na cura, baseia-se na prevenção, e, por isso, ações desse tipo são o pilar para a nossa formação acadêmica, uma vez que elas incentivam um estilo de vida mais saudável com foco em um futuro também mais saudável, visando, assim, à saúde universal”, finalizou.