Ensino

Por que fazer o Enade é importante?

20/10/2021

11:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Exame é componente obrigatório para que acadêmicos que irão concluir a graduação até a metade de 2022 possam colar grau

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) está marcado para o dia 14 de novembro. Mas você sabe qual a importância dele? Confira abaixo os motivos para levar a sério essa importante ferramenta de avaliação para os acadêmicos de graduação e para as Instituições de Ensino Superior (IES), como a Universidade de Passo Fundo (UPF), que será sede da aplicação da prova.

Criado há 16 anos, o Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O Exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Enade deve constar em seu histórico escolar. Na edição de 2021, 20 cursos da UPF serão avaliados e aproximadamente 450 alunos farão a prova.

De acordo com o coordenador da Divisão de Avaliação Institucional, professor Me. Fábio Roberto Barão, o Enade permite que o aluno possa testar os conhecimentos recebidos durante o curso, antes mesmo de estar no mercado de trabalho. “O acadêmico recebe o resultado do seu desempenho, podendo perceber e comparar com os resultados de média estadual e nacional, que pode ser utilizado em forma de relatório individualizado durante toda sua vida profissional. Além disso, o Exame é componente curricular obrigatório para que o aluno que vai concluir o seu curso até a metade de 2022 possa colar grau”, destaca.

Já para as IES, segundo o docente, o Enade proporciona um desenho do seu desempenho e da qualidade do ensino oferecido aos alunos. “Ele também é parte da avaliação utilizada pelo MEC para a construção de indicadores do ensino superior”, complementa Barão.

Enade na UPF
A prova ocorrerá no Campus I da UPF no domingo, 14/11. O horário será divulgado em edital que será publicado no dia 1º de novembro. Para fazer o Exame, o acadêmico necessita apresentar documento com foto e portar uma caneta esferográfica preta transparente. Outras informações também serão disponibilizadas no edital. 

Além disso, é preciso responder o Questionário do Estudante, pois ele faz parte do componente curricular. Para acessá-lo, basta entrar no portal do Governo Federal. O documento está disponível até 13 de novembro.

A inscrição dos estudantes no Enade é feita pela Universidade. Os acadêmicos precisam confirmar sua inscrição através do site do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Mais detalhes podem ser obtidos AQUI.