Apresentação

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. O Sinaes é composto, ainda, pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um ‘tripé’ avaliativo que permite conhecer em profundidade o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

Em 2018, o Sinaes está completando quatorze anos. Ao longo desse período, o sistema passou por muitas transformações, ao tempo em que se consolidou como uma das mais importantes políticas de educação superior do país, dada sua contribuição para o aprimoramento da qualidade da oferta desse nível de ensino e, ainda, para a construção de outras políticas, como as de financiamento e expansão.

O Enade também está completando quatorze anos, tendo passado por diversas modificações. Dentre as inovações mais recentes, estão a exigência de preenchimento do Questionário do Estudante e da publicação do Manual do Estudante, adotadas em 2014, além do aperfeiçoamento do processo de solicitação de atendimento especial, a partir de 2015.

O Questionário do Estudante é parte integrante do Enade e, conforme a Portaria nº 40, de 2007, republicada em 2010, deve ser respondido por todos os concluintes inscritos no Exame. Ele é disponibilizado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir de 30 (trinta) dias antes da prova e, caso o estudante não o preencha, fica em situação de irregularidade perante o Enade.