Universidade

Milhares de estudantes voltam às aulas na UPF

14/02/2020

16:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Acadêmicos retomam a rotina de estudos na segunda-feira, dia 17, em Passo Fundo, e também na estrutura multicampi

A próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro, é dia de retomar a rotina de estudos para milhares de estudantes dos cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF). A volta às aulas ocorre tanto no Campus I, em Passo Fundo, quanto nos campi de Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Nesta primeira semana também acontece a integração dos novos acadêmicos, que será realizada nas unidades acadêmicas pelos professores e colegas e também em uma programação especial que está sendo organizada pela Instituição.

Estacionamento

Entre algumas das mudanças que a Instituição preparou para receber a comunidade acadêmica, está a alteração na forma do estacionamento das ruas 2 e 4 no Campus I, que a partir de agora terão estacionamento no sentido paralelo e não mais oblíquo, conforme sinalizado no chão. A mudança resulta em uma maior largura de faixa livre, permitindo a passagem de veículos maiores com a agilidade necessária, especialmente os que atuam em situações de emergência, como ambulância, caminhão de bombeiros, ou outros semelhantes.

Vale lembrar que, caso seja preciso estacionar o carro a uma distância maior do prédio, todas as vias do Campus I são iluminadas e cobertas por câmeras de segurança, vigiadas pela central de monitoramento que opera de forma ininterrupta, 24 horas por dia.

Quiosques de impressão

A UPF criou mais uma iniciativa para facilitar a vida acadêmica: os quiosques de impressão, por meio dos quais é possível solicitar a impressão por qualquer computador, sem a necessidade de deslocar-se até os laboratórios ou as salas de pesquisa. Atualmente, os quiosques estão em cinco pontos no Campus I – Laboratório Central de Informática (LCI); Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac); Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear); Centro de Ensino Médio Integrado; e Biblioteca Central-; além desses,  no Campus II; e na UPF Carazinho. Até o início do próximo semestre, estão previstas instalações de quiosques em todas as unidades acadêmicas.

App Sou UPF

Para facilitar sua vida na Instituição, os novos acadêmicos também podem baixar o aplicativo Sou UPF, o canal de comunicação direta entre a UPF e o estudante. Por meio do aplicativo, é possível acompanhar a vida acadêmica e ficar sabendo das principais informações que envolvem o curso e a Universidade. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado tanto para sistemas Android quanto IOS por aqui.

Serviços

Entre os serviços disponíveis na Instituição, está, por exemplo, o Setor de Atenção ao Estudante (Saes), um espaço de acolhimento, escuta e mediação aos estudantes, com o propósito de tornar acessíveis os recursos e espaços Universidade. O Saes divide seu atendimento em quatro modalidades: psicopedagógico, psicológico, psiquiátrico e tecnologia assistiva e pode ser acessado por todos os estudantes da Universidade em qualquer nível. 

Além disso, a UPF também possui uma Rede de Bibliotecas à disposição de todos os alunos e ex-alunos. Além do acervo físico, a Instituição disponibiliza um acervo virtual, com mais de 180 mil títulos de livros, além de bases de dados e periódicos eletrônicos, que podem ser acessados de qualquer computador conectado à internet. No Campus I, a Biblioteca Central possui ainda, salas de estudo individuais e em grupo.  O espaço ganhou algumas melhorias no final de 2019 e oferece novos quiosques para pesquisa ao acervo.

Entre outros serviços e setores disponíveis para facilitar a vida acadêmica, estão o Laboratório Central de Informática (LCI), a Central de Atendimento ao Aluno (CAA), a Central de Informações, a Ouvidoria, o Centro de Convivência e a Assessoria Internacional, que facilita aos acadêmicos o acesso a experiência de intercâmbio em instituições de prestígio internacional nos continentes Sul e Norte-americano, Europeu e Africano.

UPF Idiomas no Campus I

Por falar em experiência internacional, uma grande novidade para os estudantes da Instituição é a possibilidade de aprender um novo idioma agora no Campus I. A partir deste semestre, a UPF Idiomas passa a funcionar no Centro de Educação Tecnológica (CET), mais próxima da comunidade acadêmica. Quem tiver interesse, pode escolher entre os cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Libras. As matrículas, inclusive, estão abertas e podem ser realizadas até o dia 2 de março. Acadêmicos da UPF têm desconto.