Ensino

Mestrados e Doutorados com inscrições abertas na UPF

19/02/2021

11:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

O início do ano é aquele momento em que muitas pessoas buscam aperfeiçoamentos e crescimento pessoal e profissional. Com foco na formação e na qualificação, a Universidade de Passo Fundo (UPF) segue com inscrições abertas para cursos de Mestrado e Doutorado em diversas áreas do conhecimento. Confira as oportunidades:

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) aborda a temática do desenvolvimento de alimentos a partir de novas tecnologias e novos ingredientes, buscando a melhoria de produtos e processos. 

Os conteúdos são pensados com uma visão integrada da importância do alimento para o homem, da segurança alimentar e da responsabilidade ambiental. O Programa atua com as linhas de pesquisa em processos biotecnológicos e não convencionais na produção de alimentos, e ingredientes, qualidade e propriedades funcionais de alimentos.

O público alvo do Programa são egressos de cursos de graduação de áreas afins à ciência e tecnologia de alimentos como Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Química, Farmácia, Agronomia, Medicina Veterinária, Nutrição, Ciências Biológicas.

Inscreva-se aqui.

Mestrado em Direito
O Programa de Pós-Graduação em Direito busca estabelecer as condições para o desenvolvimento de um conjunto de pesquisas que acolham problemas jurídicos concretos, a partir de reflexões teóricas considerando a influência das matrizes filosóficas que sustentam a teoria do direito, sobretudo nesta fase conhecida como pós-positivista.

Voltado para graduados em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito), o curso objetiva formar mestres devidamente preparados para as atividades inerentes a seu título, em especial a docência e a pesquisa. Para isso, trabalha com as linhas de pesquisa em Jurisdição Constitucional e Democracia e Relações Sociais e Dimensões do Poder.

Conheça mais e inscreva-se aqui.

Mestrado em Envelhecimento Humano
O Mestrado em Envelhecimento Humano tem como objetivo formar pesquisadores, docentes e profissionais para atender às demandas biológicas, psicossociais, educacionais e de inovação tecnológica, contribuindo para a produção e a socialização de conhecimentos de natureza interdisciplinar e multidimensional do envelhecimento humano.

A área de concentração do programa compreende o envelhecimento como processo multidimensional que desafia diversos setores da sociedade contemporânea com demandas interdisciplinares. Os conteúdos englobam os aspectos biopsicossociais do envelhecimento humano, considerando questões sociais, culturais, educacionais, históricas, bioéticas, econômicas, ambientais, de saúde e de tecnologia, determinantes para a forma como as pessoas envelhecem.

Conheça o curso e inscreva-se aqui.

Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng), com Mestrado e Doutorado, traz como principal diferencial uma proposta inovadora e visionária com uma temática fortemente ligada ao desenvolvimento sustentável, alinhando decisões técnicas de engenharia com as principais questões de infraestrutura e meio ambiente do mundo contemporâneo. O objetivo é capacitar profissionais de diversas áreas do conhecimento para a solução de problemas locais e regionais.

O Programa atua nas linhas de pesquisa em Gestão da Infraestrutura, Estruturas da Infraestrutura, Desenvolvimento de processos aplicados ao tratamento de ar, água, efluentes e solos, e Geotecnia e desenvolvimento de materiais aplicados a infraestrutura e meio ambiente.

Inscreva-se acessando aqui.

Ciências Ambientais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb), vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade de Passo Fundo (UPF), é um programa que forma recursos humanos na área de Ciências Ambientais, com diversificado corpo docente, ampla infraestrutura e proposta curricular inovadora.

A interdisciplinaridade é o foco principal deste curso, fortalecido por disciplinas compartilhadas com profissionais de diferentes áreas de formação e pela temática das linhas de pesquisa. Neste sentido, trabalha com as áreas de atuação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e as linhas de pesquisa em Saúde e meio ambiente e Sociedade e conservação dos recursos naturais.

Inscreva-se aqui.

Administração 

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), modalidade mestrado, é vinculado a Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (Feac/UPF) e tem como área de concentração a Gestão Estratégica das Organizações, contemplando estudos com ênfase na geração de conhecimento sobre as organizações e sua relação com o desenvolvimento da sociedade.

Os atores públicos e privados que se articulam no ambiente organizacional e as diversas formas de competitividade e cooperação também constituem foco dos estudos do Programa. A complexidade e a dinamicidade do contexto e do objeto de investigação da área proposta levaram a direcionar o foco dos estudos para o ambiente organizacional e a dinâmica organizacional, que serão tratados nas linhas de pesquisa propostas de forma articulada e interativa.

Com as linhas de pesquisa em Competitividade e Marketing e Comportamento, Aprendizagem e Gestão de Pessoas, o Programa está com inscrições abertas

Saiba mais e inscreva-se aqui.