Notícias UPF

Hospital Veterinário da UPF atende 24 horas para urgências e emergências

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Leonardo Andreoli e Nexjor/UPF

Atuando há quase 20 anos na região norte do Rio Grande do Sul, Hospital presta atendimento médico e cirúrgico a animais de todas as espécies

Com a missão de promover saúde, bem-estar e qualidade de vida aos animais que o Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (HV/UPF) atua realizando atendimentos durante 24 horas para urgências e emergências.
 
A história do hospital se intercala com a do curso de Medicina Veterinária que iniciou em 1986, com a proposta de criação do curso de graduação para promover o desenvolvimento do agronegócio, da agroindústria e da indústria leiteira na região.  Em 1996, a criação do curso foi aprovada na Universidade e, daí os esforços se concentraram na busca pela construção do Hospital Veterinário (HV). O projeto foi reformulado e a construção do HV foi autorizada em 1998, com o Hospital sendo inaugurado em 2 de junho de 2000. 
 
O HV ajudou a tornar a região uma referência na área médico-veterinária. Além de auxiliar alunos, profissionais, pesquisadores e produtores rurais nos diagnósticos e nas pesquisas, é também reconhecido como um apoio para todas as áreas do conhecimento nas ciências veterinárias. “O Hospital Veterinário oferece oportunidade de atualização aos profissionais da área, disponibilizando a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de atividades na área de clínica médica, clínica cirúrgica, cirurgia, anestesiologia e de diagnóstico complementar”, destaca o supervisor clínico do HV e também professor Dr. Renan Idalencio.

Hospital Veterinário atua há quase 20 anos na promoção da saúde animal

Atendimentos

Em 2020 o Hospital Veterinário realizou cerca de 8 mil atendimentos. De acordo com Idalencio, o HV presta atendimento médico e cirúrgico de baixa, média e alta complexidade a todas as espécies de animais, de grande porte, como equídeos, ruminantes, suínos, ovinos, caprinos; e de pequeno porte, como cães e gatos; além de animais silvestres. “Prestamos atendimento de urgência e emergência durante 24 horas de domingo a domingo. O atendimento de segunda a sexta-feira ocorre das 8h às 18h com atendimentos eletivos, que são agendados por meio do telefone e email. No restante dos horários e dias (sábados, domingos e feriados) damos prioridade para atendimentos de urgência e emergência por ordem de chegada e gravidade”, explica.

Durante o período de pandemia, o hospital manteve as atividades em conformidade com os decretos estadual e municipal. “Inicialmente estávamos com atendimento reduzido em virtude da redução da circulação de colaboradores, porém logo em seguida retornamos com as atividades 100% em virtude de sermos um serviço essencial, sempre seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus. O atendimento segue normal, mas com alguns ajustes para auxiliar na prevenção dos funcionários e clientes, dessa forma, realizamos agendamento de consultas e exames, o horário de visita passou a ser das 18h às 19h de segunda a sexta-feira e das 12h às 13h em sábados, domingos e feriados, além disso organizamos para que apenas um tutor por paciente entre para fazer a visita e para passar por atendimento médico. Essas medidas são para evitar aglomeração”, destaca Idalencio.

No ano passado foram realizados cerca de 8 mil atendimentos

Infraestrutura
O Hospital Veterinário conta com acomodações confortáveis e seguras para internação, possuindo diversos laboratórios de apoio, serviços de endoscopia, cirurgias de alta complexidade, CTI, farmácia interna e equipe de enfermagem para dar suporte aos pacientes internados. “No hospital temos locais para internação específica de grandes e pequenos animais, animais silvestres e com doenças infectocontagiosas. Possuímos um bloco com cinco salas cirúrgicas que dão suporte às necessidades de todas as espécies e laboratórios que nos auxiliam com exames complementares tanto para pacientes internos, quanto externos encaminhados por médicos veterinários da cidade e da região. Dentre os laboratórios que temos disponíveis está o setor de diagnóstico por imagem que oferece serviço de radiologia, ultrassonografia, eletrocardiograma e ecocardiograma; o laboratório de análises clínicas, bacteriologia, parasitologia, laboratório de virologia onde são realizados exames de anemia e mormo e laboratório de patologia animal”, informa o professor.

HV realiza atendimentos de baixa, média e alta complexidade

Corpo clínico
O corpo clínico hospitalar é formado por cerca de 14 médicos veterinários nas mais diversas especialidades, 14 médicos veterinários residentes que permanecem em atividade prática profissional por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Medicina Veterinária. “É importante destacar que os estudantes do curso de Medicina Veterinária são inseridos desde o primeiro semestre na rotina do Hospital Veterinário. Possuímos professores do curso que desenvolvem suas especialidades junto ao corpo clínico técnico, então ao todo o HV conta com aproximadamente 70 colaboradores em diversos setores para dar andamento às 24h de atividade”, diz.

Informações
Os atendimentos de consulta, de retorno, de exames laboratoriais e de diagnóstico podem ser agendados pelo telefone (54) 3316-8163 ou diretamente na recepção. O HV atende ao público externo 24 horas para urgências e emergências. Os casos de emergências são definidos pelo médico-veterinário e detém prioridade, já que a vida do paciente está em risco.