Universidade

GTs avançam no processo de reforma curricular integrada e dialogam sobre diferentes modalidades de ensino

09/07/2020

16:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A Universidade de Passo Fundo, por meio da Vice-Reitoria de Graduação (UPF/VRGRAD), promoveu, nesta quarta-feira, dia 8 de julho, mais um encontro virtual dos Grupos de Trabalhos (GTs) que estão envolvidos no processo de reformas curriculares da Instituição. Diretores, coordenadores de curso, coordenadores de áreas institucionais e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) participaram da atividade.

O vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, iniciou o encontro retomando as discussões que marcaram as reuniões realizadas na semana anterior, relacionadas à construção dos currículos pelo viés da identificação das competências do ingressante e do egresso, como elementos balizadores da trajetória formativa dos cursos.  Tais competências, internamente já referendadas pelos documentos institucionais como PPI; PDI; Diretrizes para os projetos pedagógicos são, no momento, alvo de estudo dos GTs, a partir das Diretrizes Nacionais dos cursos que os compõem, para identificação de elementos de convergência e consonância, em favor da articulação interdisciplinar e multiprofissional.

GTs estão envolvidos no processo de reformas curriculares da UPF

 

Na sequência, os participantes ouviram a explanação do coordenador da UPF Online, professor Dr. Roberto Rabello, sobre as modalidades de ensino presencial e a distância, bem como sobre a possibilidade de se ampliar, nos cursos de graduação presenciais, a inserção de metodologias e de tecnologias da informação por meio de disciplinas EaD (integrais ou parciais). Os integrantes dos GTs dialogaram sobre a legislação pertinente, também sobre vantagens e cuidados para bons resultados da semipresencialidade, esclarecendo dúvidas relacionadas ao tema.   A UPF Online é a Divisão responsável por apoiar e gerir as ações e as políticas da modalidade de Educação a Distância na UPF. 

Ao final da tarde, os GTs ainda tiveram a oportunidade de realizar um encontro específico, de modo a compartilhar as atividades até então desenvolvidas e organizar as próximas etapas.  A UPF possui um cronograma de encontros para os GTs, programados para os meses de julho e agosto, que visam subsidiar os envolvidos, oportunizando momentos de formação e de discussão, a partir de temas comuns aos cursos de graduação, que impactam na elaboração dos novos projetos pedagógicos. 

Na próxima semana, os GTs voltam a se reunir virtualmente na quarta e quinta-feira à tarde, dias 15 e 16 de julho, tendo como temática central a curricularização da pesquisa e da extensão.