Universidade

FUPF recebe maior premiação de responsabilidade social do Estado

24/11/2016

14:12

Por: Natália Fávero

Fotos: Natália Fávero

Instituição venceu o Tema Norteador do Prêmio de Responsabilidade Social 2016, promovido pela Assembleia Legislativa, com o projeto de extensão Balcão do Consumidor

A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), por meio do projeto de extensão Balcão do Consumidor da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), foi a grande vencedora do Tema Norteador “Consumidor Consciente e Educação Financeira” da 17ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social, promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de quarta-feira (23/11), no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

O Prêmio Responsabilidade Social visa estimular a adoção de práticas socialmente responsáveis nas áreas pública e privada, destacando as ações das organizações que atuam pelo bem estar social e pela preservação do meio ambiente. Para participar do Prêmio, as instituições apresentaram, entre outros requisitos, o Balanço Social e o Relatório de Responsabilidade Social.


Fotos: Natália Fávero

Cerimônia de premiação aconteceu na noite de quarta-feira( 23/11) no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, e contou com a presença de diversas autoridades


Além de receber o Diploma Mérito Social e a Medalha de Responsabilidade Social na categoria Instituições de Ensino Superior, a FUPF conquistou o Troféu Tema Norteador – Destaque RS na temática “Consumidor Consciente e Educação Financeira”. Nesta edição, 12 finalistas concorreram ao Troféu Tema Norteador. A FUPF venceu com o projeto Balcão do Consumidor da Faculdade de Direito, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) da UPF.

O Balcão do Consumidor, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo (Procon), e o Ministério Público estadual, tem como foco trabalhar a mediação nas relações de consumo. Neste ano, o projeto completa dez anos de história. Ele foi inaugurado em 29 de setembro de 2006 e sua estrutura está instalada no Campus III da UPF. Também conta com unidades nos campi em Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. O atendimento é realizado por alunos e professores do curso de Direito.

O reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, que recebeu as premiações em nome da FUPF, salientou que a responsabilidade social sempre esteve presente nas ações da Universidade de Passo Fundo e destacou a importância da trajetória do Balcão do Consumidor. “Receber essa premiação do projeto Balcão do Consumidor é, sem dúvida, uma grande honraria. Há dez anos, quando esse projeto foi criado, eu estava na direção da Faculdade de Direito e acompanhei esse projeto desde o início. A UPF é a Universidade da comunidade e o Balcão é mais um de tantos projetos da Universidade que faz com que ela sempre esteja ao lado da comunidade”, declarou o reitor da UPF.

Um dos coordenadores do Balcão do Consumidor e diretor da FD, Rogerio da Silva, destacou que a premiação é um reconhecimento ao trabalho realizado pelo projeto, que é uma referência nacional e para outras instituições. “É um sentimento de alegria e de reconhecimento deste trabalho que é pioneiro no país. São dez anos de trabalho e mais de 70 mil pessoas atendidas somente em Passo Fundo. Estamos extremamente felizes pelo apoio que recebemos da reitoria e da FUPF e dedico essa conquista a todos os nossos alunos que fazem parte do projeto. Também quero destacar a importância do professor Liton Lanes Pilau Sobrinho, que foi o idealizador do Balcão”, ressaltou.

A responsabilidade social é um dos eixos principais da FUPF. “Isso é resultado de um trabalho coletivo de uma instituição que se preocupa com a responsabilidade social e que tem como eixo central a responsabilidade social em todas as suas ações. Exemplo disso é o Balcão, que vem ao longo desses dez anos qualificando seu trabalho de educação para o consumo. Estamos muito felizes com essa premiação, que é a maior de responsabilidade social do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil”, enfatizou a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, que esteve presente na cerimônia de premiação.

Também prestigiaram o evento representando a Universidade, a coordenadora do curso de Direito da UPF, Maira Dal Conte Tonial, o professor da FD e presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Marcio Patussi, e o orientador do Balcão do Consumidor, Franco Scortegagna.

Essa é a terceira vez que a Instituição recebe a premiação máxima de responsabilidade social do Estado. No ano passado, ela também foi agraciada com Certificado e Medalha do Prêmio Responsabilidade Social, assim como em outras edições. O Troféu Destaque RS também foi conquistado pela Fundação nos anos de 2005 e 2011.

O prêmio

Instituído pela Lei estadual nº 11.440/2000, que foi atualizada pela Lei n° 13.186/2009 e pela Lei n° 13.900/2012, o Prêmio de Responsabilidade Social é promovido pelo Parlamento Gaúcho. A realização deste prêmio ocorre em parceria com entidades da Sociedade Civil representadas por uma Comissão Mista Organizadora. Esta Comissão é formada por representantes das seguintes entidades: Fiergs, Federasul, Fecomércio, Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas, Observatório de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras, Ocergs/Sescoop, Famurs, Sesi, Sesc, ONG Parceiros Voluntários, Conselho Regional de Administração, Conselho Regional de Contabilidade, Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, Associação Riograndense de Imprensa.

A premiação obedece a critérios estabelecidos em Edital pela Comissão Mista, responsável também pela avaliação dos participantes.

Em 2016, a entrega do Troféu Responsabilidade Social e Medalha de Responsabilidade Social aconteceu em 10 categorias: Instituições de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Profissional; Instituições de Ensino Superior; Municípios; Entidades Governamentais; Sociedades Cooperativas; Entidades Sem Fins Econômicos - até R$ 250 mil; Entidades Sem Fins Econômicos - acima de R$ 250 mil; Micro e Pequenas Empresas; Médias Empresas e; Grandes Empresas). Além disso, concedeu o Troféu Tema Norteador – Destaque RS para FUPF, vencedora do tema norteador, e certificado aos 12 finalistas do tema. Todas as 80 empresas participantes do Prêmio nesta edição e que atingiram a pontuação mínima exigida pelo edital também foram certificadas.

Galeria de Vídeos