Extensão

Extensão universitária latino-americana é destaque em evento internacional

15/09/2021

15:38

Por: Assessoria de Imprensa

IX Congresso Nacional de Extensão e a VIII Jornada de Extensão do Mercosul promovem a reflexão sobre a extensão universitária e o compromisso social nos processos de transformação da sociedade latino-americana

É com o objetivo de promover conhecimento e extensão universitária que o IX Congresso Nacional de Extensão e a VIII Jornada de Extensão do Mercosul tiveram início no fim da tarde dessa terça-feira, 14 de setembro. O evento ocorre de forma on-line. 

O Congresso é organizado conjuntamente pela Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNICEN - Agentina), Universidade Tecnológica Nacional (UTN - Argentina), e pela Universidade de Passo Fundo (UPF - Brasil).

O evento de abertura contou com a participação da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin; do vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva; do reitor da UNICEN, Marcelo Alfredo Alfa; do secretário de Cultura e Extensão Universitária da UTN, Daniel Altina; da secretária de Extensão UNDAV e coordenadora de REXUNI, Liliana Elsegood; e do subsecretário de Fortalecimento e Trajetórias Estudantis, Leandro Quiroga.

Reitor Marcelo Alfa da UNICEN

O reitor Marcelo Alfa fez o discurso de abertura destacando a alegria da UNICEN de estar sediando os eventos, nessa edição em formato virtual devido à pandemia, contudo destacando que, por não ser presencial, permitiu que os eventos tivessem um alcance ainda maior. 

Daniel Altina da UTN contou que foi um desafio realizar os eventos dessa forma, já que todas as outras edições ocorreram presencialmente, mas que aos poucos o projeto foi se desenvolvendo e que foi uma experiência muito linda e interessante. Destacou, ainda o trabalho das equipes que vão coordenar os painéis e apresentações e que trabalharam para a realização do Congresso e da Jornada. 

A reitora da UPF ressaltou que o momento impede que ocorram presencialmente os encontros e calorosos debates, destacando que a pandemia deixou muitas dores, mas também ensinamentos, como o alcance e as possibilidades do mundo virtual para o aprendizado. “É uma alegria enorme encontrar tanta gente que constrói a extensão universitária e a universidade na américa latina. São momentos que aquecem os nossos corações, fortalecem as nossas causas e seguramente potencializam as nossas ações em redes de cooperação. As Jornadas que iniciaram com a UNICEN e agora integram tantas outras instituições têm permitido ricos momentos de partilha do que fazemos nos territórios latino-americanos. Tenho certeza que esse será mais algum daqueles encontros que nos permitirá intercâmbio de conhecimentos, saberes, de modos de viver e de experienciar essa dimensão tão importante para a formação que é a extensão universitária”, disse Bernadete.

 

Ganhador do Prêmio Nobel da Paz realizou a conferência de abertura

Direitos Humanos e Democracia foi o tema da Conferência

Com o tema “Direitos Humanos e Democracia", o Dr. Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, realizou a conferência de abertura dos eventos. “A América Latina é um continente que tem passado muitas coisas e logicamente que as universidades sofrem os impactos, mas também tem resistido ao tempo para caminhar, construir, pensar, e esta rede latino-americana nos permite pensar também. Vivemos momentos muito difíceis no continente. Essa pandemia que afeta ao mundo e que tem relação com o ser humano, com a mãe terra e a natureza. Quando se quebra o equilíbrio da relação do ser humano com o planeta, teremos essas graves situações”, comenta Esquivel. 

Para assistir a conferência completa, acesse AQUI

Reflexão e ações da extensão universitária 
O IX Congresso Nacional de Extensão e a VIII Jornada de Extensão do Mercosul seguem com programação até o dia 17 de setembro. Os eventos têm o objetivo de promover a reflexão sobre as implicações multidimensionais das atividades de extensão universitária no quadro do compromisso social e na sua contribuição para os processos de transformação da sociedade. 

O Congresso é totalmente gratuito e conta com a participação de estudantes, professores, membros de organizações sociais e instituições. Também durante os eventos ocorrem apresentações escritas e experiências de vídeo ou pôsteres organizados em diferentes eixos temáticos que são um reflexo do trabalho de extensão no Brasil e no continente. Mais informações sobre os eventos podem ser conferidas AQUI