Escola de Medicina da UPF conquista pela sexta vez o primeiro lugar no Trote Solidário do Simers
08/07/2025
15:49
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo Pessoal
A solidariedade segue sendo um pilar na formação médica da Universidade de Passo Fundo (UPF). Pela sexta edição consecutiva, a Escola de Medicina da UPF conquistou o 1º lugar entre as faculdades do interior do Estado no Trote Solidário, promovido pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do seu Núcleo Acadêmico (NAS).
Há 17 anos, o Simers mobiliza estudantes de Medicina de todo o Estado em uma ação que transforma a forma de recepção aos calouros, promovendo acolhimento com propósito e impacto social. A campanha envolve arrecadação de alimentos, tampinhas plásticas e doações de sangue, se tornando um símbolo de engajamento coletivo entre os acadêmicos.
A acadêmica Helena Medeiros, que faz parte da comissão do Trote Solidário na UPF, comenta sobre a premiação: “Tivemos a honra de ganharmos o 1° lugar entre as faculdades localizadas no interior. Além disso, esse ano a edição foi nomeada com o nome do aluno falecido Pedro Leonardo Fossatti, ex-embaixador do Núcleo Acadêmico e entusiasta do trote.”
Nesta primeira edição de 2025, os números superaram as expectativas dos organizadores:
- 23.346kg de alimentos arrecadados;
- 471 doações de sangue registradas;
- 1.871kg de tampinhas plásticas recolhidas;
- 2.137 participantes envolvidos.
Dentre os cursos de Medicina participantes, do Estado, o ranking geral foi finalizado na seguinte colocação:
- 1º lugar – UPF
- 2º lugar – UFSM
- 3º lugar – ATITUS
A cerimônia de encerramento do Trote Solidário aconteceu no dia 05 de julho, em Porto Alegre, e a UPF esteve presente por meio de quatro acadêmicas do curso de Medicina que fazem parte da comissão do Trote Solidário: Laura Rockenbacha, Laura Zin, Helena Medeiros e Joana Pavan. Ao longo do primeiro semestre do ano, as alunas organizaram os estudantes para arrecadação de tampinhas, bolsas de sangue, além de coordenarem ações presenciais em mercados de Passo Fundo com objetivo de recebimento de alimentos.
“Essa premiação foi mais que a felicidade de um primeiro lugar, mas a honra de representar a UPF, fazer a primeira boa ação ao próximo como acadêmico de Medicina. O trote solidário para mim é uma iniciativa incrível e tocante, e para a UPF o legado de ser a mais solidária de perpétua, chegamos ao hexa nesta edição! O Trote Solidário Simers é mais do que uma ação: é um convite para que os futuros médicos já comecem sua caminhada com a mão estendida ao outro”, comenta Helena.
A cada nova edição, os calouros da Escola de Medicina da UPF não apenas são acolhidos, mas se tornam parte de uma cultura acadêmica que acredita na solidariedade como valor essencial da profissão. Chegar à premiação no Trote Solidário é resultado de um esforço coletivo que mobiliza, sensibiliza e transforma.
Notícias relacionadas