Geral

Egressa da UPF, Ana Paula De Bortoli é nomeada desembargadora do TRF4

23/07/2025

08:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo Pessoal

A Universidade de Passo Fundo (UPF) tem tradição em formar profissionais que atuam nas mais diversas áreas e são destaque nos setores públicos e privados. Exemplo disso, foi a nomeação da egressa do curso de Direito, Ana Paula De Bortoli, como desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A nomeação foi assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 10 de julho, e publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira (11). A posse está marcada para o dia 8 de agosto.

Promovida por merecimento, a magistrada, que atua há mais de 30 anos na Justiça Federal, vê essa nova etapa como a realização de um ciclo de dedicação. “Ser nomeada desembargadora, após 31 anos como juíza federal, é o ápice de minha carreira. Fui promovida por merecimento, tendo recebido a totalidade dos votos dos desembargadores presentes quando da formação da lista tríplice, representando o reconhecimento institucional desses anos de dedicação e trabalho”, destaca.

Em 1980, a juíza ingressou na Faculdade de Direito da UPF, concluindo sua graduação em 1984. Em sua fala, ela reconhece o papel fundamental da Universidade na construção da sua carreira jurídica. “A UPF exerceu um papel muito importante em minha formação, dispensando não apenas o conhecimento técnico necessário, mas também desenvolvendo habilidades essenciais para o sucesso nas etapas do concurso público. A Faculdade de Direito da UPF me proporcionou uma base teórica sólida, o desenvolvimento do raciocínio jurídico, uma formação humanística e moral ", conta.

Ana Paula relata que durante o curso, teve aulas com docentes que marcaram sua jornada profissional e pessoal. “Fui aluna de excelentes professores. Dentre eles, destaco o professor Carlos Galves, que ministrava as matérias de Economia Política e de Filosofia do Direito, e meu pai, Euclésio Eloy De Bortoli, no Direito Administrativo. Foram experiências marcantes, não apenas pelo aprendizado, mas pelas lições de vida e de ética, que sempre me acompanharam”, enfatiza.

Ana Paula também deixou uma mensagem aos futuros profissionais do Direito:
“Aos estudantes que estão iniciando sua trajetória no curso de Direito, eu diria que se comprometam com os estudos desde o começo; que leiam bons livros relacionados ao Direito (não apenas livros didáticos – lembro que o primeiro livro que eu li depois que passei no vestibular foi 'A Cidade Antiga', de Fustel de Coulanges); que aproveitem as oportunidades para participar de atividades extracurriculares, como estágios e grupos de pesquisa; que valorizem a ética profissional, incorporando valores como honestidade e justiça. Também entendo ser importante a experiência prática desde o início, seja através de estágios ou atividades voluntárias”.

 

INSCREVA-SE