Extensão

Cursos Livres UPF: pensando a filosofia, a sociologia e a vida

29/11/2019

13:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Formações na área da filosofia e da sociologia estão com inscrições abertas até o dia 3 de dezembro

Usando o cinema e a obra do sociólogo Zigmunt Bauman, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece duas opções de Cursos Livres nas áreas de sociologia e filosofia. O primeiro deles, o “Clube de Sociologia - Vida líquida, de Zigmunt Bauman”, propõe uma metodologia inovadora de aprendizado. O tema será a obra de Bauman e, para isso, o público terá em mãos um PDF do livro e um podcast sobre os aspectos mais relevantes do livro.

Além disso, o Clube de Sociologia também disponibiliza uma cartilha com slides dos pontos mais importantes, links, comentários, temas relacionados, a biografia do autor e um resumo da obra. Tudo feito exclusivamente para os participantes do curso. A formação, ministrada pelo professor Dr. Vinícius Rauber e Souza, ocorre no dia 10 de dezembro.

Já para os filósofos de plantão, a UPF oferece o curso “Pensando por imagens: o cinema, a filosofia e a vida”. A ideia é analisar alguns recortes de filmes para perceber o quanto a reflexão filosófica está presente em nosso cotidiano e, inclusive, nos produtos culturais que consumimos diariamente. Ministrada pelo professor Dr. Francisco Fianco, a formação será nos dias 11 e 12 de dezembro. 

Inscrições e investimento
Ambos os cursos ocorrem no turno da noite, das 19h20min às 22h35min, no Campus I da UPF, e têm vagas limitadas. Interessados podem se inscrever até a próxima terça-feira, dia 3 de dezembro, pelo site upf.br/agenda/curso-livre. O investimento é de R$20,00 para cada curso. 

Cursos Livres UPF
Com temas diversificados e que vão ao encontro das demandas da atualidade, os Cursos Livres da UPF são uma oportunidade que a comunidade tem de conhecer o potencial em ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica da UPF. Nesta edição, a Instituição oferece 21 opções de cursos, com cargas horárias que variam de 4h a 8h, e ocorrem em diferentes turnos. O objetivo é oferecer uma formação rápida, nas mais diversas áreas do conhecimento, de baixo custo e com abordagens inovadoras, inspiradoras e funcionais para a vida pessoal e profissional.