Cultura

Curso de Música da UPF é homenageado no I Festival de Música de Passo Fundo

14/03/2023

15:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Programação, que iniciou na segunda-feira, 13 de março, e se estende ao longo desta semana, inclui a participação de estudantes e professores da Universidade

Iniciou nesta segunda-feira, dia 13 de março, o I Festival de Música de Passo Fundo, dentro da Semana da Música. Até o sábado, dia 18 de março, a comunidade terá acesso a uma programação ampla e gratuita, que ocupará os espaços públicos e contará com a presença de músicos passo-fundenses reconhecidos no mundo. O Festival de Música é fruto de uma lei de autoria do vereador Michel de Oliveira, que instituiu a Semana da Música, a ser realizada anualmente no mês de março. A abertura do evento, que é promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, foi realizada na noite de segunda-feira, no Teatro Municipal Múcio de Castro, e contou com uma homenagem ao curso de Música da Universidade de Passo Fundo (UPF), parceiro do evento.

A homenagem foi recebida pela reitora da UPF professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin e pelo coordenador do curso de Música professor Dr. Alexandre Saggioratto. Em sua fala, a reitora parabenizou a iniciativa e destacou a importância de se investir em políticas públicas. “Nós temos muitos talentos, e essa é uma dimensão que precisa ser desenvolvida, não apenas porque nos trará a possibilidade de termos maravilhosos músicos, mas porque a música, de fato, faz com que as pessoas se desenvolvam cognitivamente, socialmente, emocionalmente, culturalmente. Que bom que nós estamos podendo viver essa experiência no município de Passo Fundo e que possamos ser, cada vez mais, essa cidade linda, cheia de talentos, cheia de diversidade e cada vez mais educadora”, pontuou. 

Com uma programação extensa, o Festival de Música contará com apresentações gratuitas em espaços públicos, como o Teatro Múcio de Castro, na Gare Gastronômica e nas ruas da cidade. Professores e estudantes do curso de Música farão parte da programação. O coordenador do curso de Música, falou sobre a importância de a cidade viver a música. “A Semana da Música é um evento tradicional no curso, que acontece há um bom tempo, reunindo músicos de Passo Fundo, da região e do país para workshops, oficinas, concertos, entre outras atividades. Com a Semana da Música inserida no calendário municipal, conseguimos fazer um evento maior e contemplar mais artistas e pessoas, com a participação de músicos e o envolvimento da comunidade em geral, que terá acesso a um tipo de música que não se ouve na grande mídia. A cultura é importante para a vida de todos e transforma uma cidade, tendo um papel cultural e educacional”, enfatiza.

Acesse a programação