Cultura

Mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF embarcam para intercâmbios em 2026

19/12/2025

08:10

Por: Assessoria de Imprensa

França e Polônia são os países de destino, em que as alunas vão viver experiências de estudo e estágio

Além das oportunidades de pesquisa, os programas de pós-graduação da Universidade de Passo Fundo também incentivam e oferecem a oportunidade de realização de intercâmbios, seja por meio de editais ou de parcerias com diferentes instituições. Em 2026, duas alunas do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF vão viver experiências de intercâmbio, ampliando horizontes acadêmicos, culturais e científicos, e fortalecendo a internacionalização do Programa.

A mestranda Patrícia Braciak Stevens foi selecionada em edital interno, divulgado pela Pró-Reitoria Acadêmica e pela Assessoria Internacional, para realizar um semestre de estudos em 2026 na Universidade Maria Curie-Sklodowska, localizada na cidade de Lublin, na Polônia. O edital foi proporcionado a partir do acordo de cooperação para mobilidade de aprendizagem para estudantes, Projeto KA171, entre Estados Membros da União Européia e países associados, resultando na bolsa Erasmus +. 

A estudante, que é descendente de poloneses, já possui uma grande relação com o país, pois em 2024, enquanto aluna do curso de Letras da UPF, participou de um projeto de Ensino do Português para falantes de outras línguas, em que teve a oportunidade de ministrar um curso rápido de português brasileiro para estudantes poloneses da Universidade de Ciência e Tecnologia de Wrocław. “Essa oportunidade intensificou a minha relação com o país e me motivou a continuar no Mestrado, também na UPF, afinal, sempre gostei de ensinar idiomas, especialmente o português brasileiro para falantes de outras línguas. Nesse ano, ao ficar sabendo do edital, fiz a minha inscrição e fui selecionada”, conta. 

No mês de fevereiro, Patrícia viaja para a Polônia, onde suas aulas na Faculdade de Línguas, Literaturas e Culturas (Faculty of Languages, Literatures and Cultures), iniciam no dia 25. Ela está matriculada no curso de Linguística Aplicada, que acontece até o início de julho. “Penso que essa é uma grande oportunidade profissional, na qual poderei me aprofundar no estudo da Linguística Aplicada, mas também pessoal, pois poderei representar a comunidade polonesa, gaúcha, brasileira e, também, a UPF”, ressalta. 

A mestranda Camila Toledo Docena embarca para a França no dia 31 de dezembro. Seu intercâmbio acontece por meio do programa New Generations Service Exchange - NGSE, do Rotary Club. A estudante conheceu a oportunidade ao participar do evento Uma noite pelo mundo, promovido pela Assessoria Internacional da UPF, que proporciona trocas culturais entre diferentes pessoas e países. “Durante o evento, pude conversar com a Anne, intercambista da França que estava fazendo um estágio na UPF pelo mesmo programa de intercâmbio, e também com a Lisiane, do Rotary Club de Passo Fundo, que me apresentou o NGSE. Fiz minha inscrição e em pouco tempo recebi a notícia de que fui selecionada para a vaga pelo distrito 4700”, conta. 

Esse programa de intercâmbio oferece experiências de estágio profissional para jovens de 18 a 30 anos, nas mais diversas áreas do conhecimento. Camila, que é professora de língua inglesa, fará um estágio de 6 semanas na escola Delfeuille Saint-Joseph, na cidade de Nogent-Le-Rotrou, para trabalhar com o ensino do idioma para alunos do ensino fundamental. “Acredito que esta será uma experiência enriquecedora para a minha prática profissional e para a minha formação docente. Desde a graduação em Letras, venho estudando e atuando com o ensino de inglês como língua adicional, e poder vivenciar essa prática em um contexto educacional internacional representa uma oportunidade única de aprendizagem. Sou muito grata ao Rotary por tornar essa vivência possível e à UPF por incentivar experiências que ampliam horizontes, fortalecem a educação e conectam pessoas e culturas”, destaca. 

As vivências que Patrícia e Camila terão em 2026 evidenciam como o intercâmbio acadêmico vai além da mobilidade internacional, tornando-se uma experiência de transformação pessoal, profissional e cultural que, somadas ao percurso do mestrado, ampliam repertórios teóricos, metodológicos e culturais que dialogam diretamente com suas pesquisas. 
Estudantes que realizam pós-graduação na UPF têm diferentes oportunidades para realizar intercâmbio acadêmico.  

Informações podem ser obtidas na Assessoria Internacional, pelo e-mail aai@upf.br. Acompanhe as redes sociais UPF.  

INSCREVA-SE