Extensão

Curso “Ativando a memória” inicia no Creati

19/09/2019

18:30

Por: Assessoria de Imprensa

A primeira aula do curso de extensão “Ativando a memória para terceira idade” foi realizada na quarta-feira, 18 de setembro, no Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF), vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC). A atividade é direcionada para pessoas a partir dos 55 anos, para que possam envelhecer com qualidade de vida, mantendo sua memória ativa, com novas técnicas e novos aprendizados.
 
A professora Camila da Silva Guireli observa que, com o passar dos anos, o corpo sofre diversas mudanças, tanto do "lado interno" quanto do "lado externo". “Uma importante mudança interna que altera toda nossa forma de viver é a memória. Assim como o corpo, a mente não pode parar de trabalhar. Da mesma forma que exercícios físicos fortalecem os músculos, exercícios para memória fortalecem seu bom funcionamento”, ressaltou a professora. 

Para o coordenador do Creati, Diego Piva, a atividade é muito importante. “Com o envelhecer, vamos perdendo alguns aspectos cognitivos e enfrentando dificuldades como déficit de atenção, de concentração, de armazenamento. Por isso, precisamos manter a mente ativa, retardando essa perda. Precisamos estimular a mente, dando à nossa memória novos desafios", comentou Piva.