Cultura

Cultura é glamour

29/11/2019

16:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Desfile promovido pelo curso de Design de Moda da UPF foi realizado na noite de quinta-feira, 28 de novembro, na área externa do Centro de Eventos

Mais de 100 looks apresentados na passarela do desfile final do curso de Design de Moda da Universidade de Passo Fundo (UPF) valorizaram a cultura do Brasil e do mundo. O tema principal foi “Etnias” e cada um dos 20 acadêmicos formandos do curso escolheu um subtema. A proposta foi mostrar a moda como um veículo de expressão pessoal, inclusão social e respeito à diversidade de culturas.

Da cultura amazônica aos malaios da Ásia. O conhecimento, o talento, a criatividade e a sensibilidade de cada estudante do curso estiveram presentes em cada um dos looks do desfile, mostrando que a convivência com diferentes etnias é essencial para a vida humana e para o elo entre as pessoas. Um tema oportuno na opinião da coordenadora do desfile, professora Me. Cida Israel, que afirma que o glamour da moda está realmente na cultura. “Este desfile veio para valorizar a cultura, que está sendo desprezada. Cultura é glamour, porque ela glamouriza qualquer coisa. E se olharmos a moda pelo viés cultural, ela é feita da história dos indivíduos, de cada povo”, enfatiza a professora Cida, que ministra as disciplinas de Comunicação de Moda e Style e Projeto de Coleção, nas quais o desfile é desenvolvido pelos estudantes.

O desfile é um momento especial na formação dos acadêmicos. Os quimonos desenvolvidos pela estudante Ana Laura Mangold foram alguns dos looks que arrasaram na passarela. “Escolhi o subtema ‘Oriente: descendentes do dragão’, inspirado na China. Foi desafiador e ao mesmo tempo gratificante. É uma experiência incrível, na qual aprendemos desde modelagem, marketing, casting de modelo, escolha dos tecidos e dos modelos. Eu não tinha muita noção do que eu queria até começar a fazer a preparação para o desfile e ver como realmente é o mundo da moda. Me apaixonei mais ainda”, revelou Ana Laura.

Um evento que já tem gosto de formatura para esses futuros profissionais da moda. “Esse evento é tão importante para os nossos formandos quanto a formatura. É uma oportunidade de eles colocarem em prática todo o conhecimento que adquiriram no curso. Fizeram pesquisas aprofundadas e se envolveram com o tema. A qualidade dos desfiles se supera a cada ano”, destacou a coordenadora do curso de Design de Moda, professora Me. Dulcicleia Antunes.