Extensão

Creati realiza Mostra de Dança 2019

19/11/2019

14:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF) realizou, no dia 13 de novembro, no auditório do Campus II da UPF, a Mostra de Danças Artísticas – “Creati em Dança 2019”. Os objetivos da Mostra Artística foram a integração dos grupos da terceira idade e disseminação da cultura e da arte para a população de Passo Fundo e região.

O evento, que já teve edições anteriores, é idealizado pelo grupo de Danças Artísticas do Creati Passo Fundo, denominado Pupilas da Aldeia. Atualmente, esse grupo é coordenado pelo professor Maicon Lopes, tendo, dentre a maioria de seus dançarinos, pessoas com mais de 60 anos de idade, que buscam, por meio da música, levar cultura à população através de cada expressão, forma e movimento, procurando sintonizar o corpo com a mente, dentro da capacidade de cada indivíduo. 

Foram realizados as apresentações individuais de grupos de danças artísticas da terceira idade e premiação dos grupos pela participação, e aos professores dos respectivos grupos. “O Creati em Dança é um importante evento que o Creati retomou este ano, pois é um momento de integração e confraternização entre os grupos da região, além da valorização da pessoa idosa, é a mostra de arte, cultura e principalmente promoção de qualidade de vida a quem participa”, destacou o coordenador do Creati, professor Diego Piva.

O evento contou com a participação do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, que agradeceu a presença dos grupos e dos municípios presentes, enfatizando a importância do trabalho realizado com os idosos na região, e reforçou o importante trabalho oferecido pelo Creati.  

Além das apresentações do grupo anfitrião da Mostra, Pupilas da Aldeia, o espetáculo contou com a participação de diversos grupos de terceira idade de Passo Fundo e região:   Grupo de Danças Mulheres Ativas (Dati-Comai); Grupo de Dança Arte e Dança (Município de Marau) Crejuti Bem Viver (Clube Recreativo Juvenil); Dançarti (Promuati de Soledade); Grupo de Dança Longevidade (Município de Nicolau Vergueiro); As Marias (CRAS Município de Marau).