Extensão

Concurso de poesias “Gaúcho Doador” premia vencedores

27/11/2020

09:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Assessoria de Imprensa HSVP/ Scheila Zang

Atividade promoveu o aumento de doações de sangue, além de conscientizar por meio da cultura sobre a importância da causa

O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, realizou, na última quarta-feira, 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, a cerimônia de entrega dos troféus do concurso de poesias que faz parte da campanha “Gaúcho Doador: doe sangue, mostre o teu valor!”, lançada no mês de setembro. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o programa de extensão ComSaúde da Universidade de Passo Fundo (UPF), a 7ª Região Tradicionalista, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a Academia Passo-Fundense de Letras. A Campanha teve como objetivo o aumento do número de doadores de sangue, além de conscientizar sobre a causa.
 
Os troféus foram entregues aos vencedores das categorias de 8 a 12 anos, 13 a 17 anos e 18 a 60 anos, que declamaram suas poesias. Ainda, ocorreu a entrega do troféu Parceiro Amigo ao CTG de Taquaraçu, instituição que mobilizou o maior número de integrantes para a doação de sangue.
 
A solenidade reuniu autoridades das instituições e entidades, dentre elas a professora do curso de Medicina da UPF e integrante do projeto “Doação de Sangue”, que é ligado ao programa ComSaúde, Me. Cristiane Rodrigues de Araújo.

Na ocasião, ela evidenciou que a ideia inicial da Campanha era sensibilizar os futuros doadores de sangue da 7ª Região Tradicionalista por meio da educação e cultura regional, neste momento de pandemia, além de desenvolver atividades de cidadania da comunidade de Passo Fundo e região por intermédio de ações educativas em ambiente virtual com disseminação de informações via redes sociais. “A todos os participantes, nossa gratidão por dedicarem uma parte de suas vidas a favor de um tema tão importante que é a doação de sangue. Aos trabalhos vencedores, parabéns pelas excelentes obras”, destacou a docente, que também é a responsável técnica do Serviço de Hemoterapia do HSVP.
 
Comunicação sensível e afetuosa
A coordenadora do ComSaúde pelo curso de Medicina, Dra. Cristiane Barelli, conta que o programa tem como essência fazer a comunicação sensível entre diferentes públicos, levando informações sobre promoção de saúde e qualidade de vida em todos os cantos. “Em especial, o projeto ‘Doação de Sangue’ possui uma articulação muito forte, intensa e positiva por vários grupos populacionais. O concurso abrilhanta toda a iniciativa da professora Cristiane Rodrigues e sua equipe em realizar esse movimento: de sensibilizar as pessoas sobre o quanto é importante a doação de sangue, fazendo com que elas se tornem multiplicadoras dessa mensagem e, acima de tudo, integrando a cultura neste processo”, disse Barelli.
 
Para a também coordenadora do programa, mas da área da comunicação, professora Me. Fabiana Beltrami, o ato de doar sangue já é, por si só, uma comunicação de afeto e de cuidado com ao próximo. “Então, quando vou ao hemocentro e faço a doação do meu sangue, eu comunico que me preocupo com o outro, com a vida em sociedade e com a saúde das pessoas. Portanto, comunicar para os gaúchos tem um afeto ainda maior quando se pensa que é possível trabalhar a questão cultural-local a partir de uma poesia do universo da cultura gaúcha, para comunicar uma ação tão importante quanto a doação de sangue”, relata Fabiana.
 
Vencedores do concurso
Categoria 8 a 12 anos:

1º lugar
Poesia: QUANDO CRESCER
Autoria: Ana Flor Spannenberg Vieira
Idade: 9 anos
 
Categoria 13 a 17 anos:
1º lugar

Poesia:  GAÚCHO DOADOR
Autor: Roque do Estreito de Paula
Idade: 15 anos
 
2º lugar
Poesia: PULSANDO NO CORAÇÃO
Autora: Barbara Vitória S. Vieira
Idade: 13 anos
 
Categoria 18 a 60 anos:
1º lugar

Poesia: BRAÇO AMIGO
Autor: Lidio Paulo Hommecker
Idade: 57 anos
 
2º lugar
Poesia: BOA NOVA
Autor:  Alexandre da Rosa Vieira
Idade: 42 anos
 
3º lugar
Poesia: ESTENDE O BRAÇO E MOSTRE TEU VALOR
Autor: Jovem Poeta
Idade: 18 anos

*Com informações da Assessoria de imprensa do HSVP