Extensão

Policiais ambientais participam de treinamento sobre animais silvestres na UPF

26/03/2024

17:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

A ação buscou orientar os policiais que fazem a apreensão e resgate de animais silvestres sobre temas como captura e transporte 

Policiais do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar participaram, nesta terça-feira, 26 de março, do primeiro módulo do treinamento sobre manejo de animais silvestres. A ação é resultado de uma parceria entre a Universidade de Passo Fundo, por meio do Grupo de Estudos de Animais Silvestres (Geas), o Primaves e a Promotoria de Justiça de Passo Fundo. A formação ocorreu no auditório do Hospital Veterinário, Campus I da UPF.

O treinamento foi dividido em duas etapas: na parte da manhã, o conteúdo foi teórico, e durante a tarde os profissionais tiveram uma atividade prática de treinamento de captura com répteis, aves e mamíferos. A coordenadora do Geas/UPF, professora Me. Michelli Westphal de Ataíde, destaca que a iniciativa busca unir forças para obter um resultado de sucesso com os animais de reabilitação. “Por estarem na linha de frente, os policiais encontram os animais, resgatam e os trazem para o atendimento médico veterinário. Com isso, a gente viu a necessidade de mostrar como é feito, desde a captura até o transporte, de uma forma assertiva, com o intuito de contribuir para que os animais cheguem menos estressados, diminuindo os riscos de óbito”, comenta Michelli.

Durante a abertura do encontro, o promotor de justiça Paulo Cirne destacou que o Ministério Público é parceiro da ação. “A polícia ambiental é um grande órgão ambiental, se não fosse vocês, o Ministério Público também não existiria, porque do meu trabalho na área ambiental, mais 80% vem de vocês. É claro que uma parte é da comunidade, mas quando a comunidade denuncia, a quem eu recorro para ver se a comunidade tem razão? Normalmente, é para a polícia ambiental. Então vocês fazem a máquina girar, fazem a fiscalização, inibem os crimes, fazem parte do órgão ambiental mais importante de fiscalização do Rio Grande do Sul. Parabéns pelo trabalho e que bom que temos essa possibilidade de formação”, disse o promotor.

Segundo o capitão Thobias Dal Ponte, comandante da 1ª Companhia Ambiental de Passo Fundo do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, que abrange 239 municípios do estado, o treinamento foi importante para a atuação dos policiais militares quando se depararem com uma ocorrência envolvendo animais silvestres. “No nosso batalhão, nós compramos dois kits de resgate de animais silvestres. E o que faltava para nossos policiais militares era o treinamento de hoje. Essas experiências e esses conhecimentos adquiridos aqui, com certeza, irão trazer uma melhor prestação de segurança pública”, comentou.

O treinamento contou com a participação do gestor do Primaves, Luizandro Ferrari, e a presença do coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Dr. Carlos Bondan.