Universidade

Checkup vascular: inédito em Passo Fundo, evento dará orientações e exames à comunidade

28/09/2022

15:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Atividade tem o apoio da Universidade de Passo Fundo, Hospital São Vicente de Paulo e é promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular (SBACV)

Com o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Escola de Medicina, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular (SBACV) promove, no dia 8 de outubro, o primeiro Checkup Vascular. O encontro ocorre das 8h às 12h, na Galeria Estação de Arte do Parque da Gare, em frente a Feira do Produtor. Serão oferecidas informações, orientações e realizados, de forma gratuita, 50 exames de Ecodoppler colorido das artérias carótidas. O objetivo é colaborar com o diagnóstico de pacientes de elevado risco de desenvolvimento da doença obstrutiva carotídea, que serão triados por um protocolo de fatores de risco.

Durante esta atividade de extensão serão realizados esclarecimentos de prevenção primária e secundária de doenças vasculares em prol da população passo-fundense. A atividade contará com a participação de acadêmicos do curso de Medicina da UPF que realizarão atendimentos presenciais com esclarecimentos ao público presente, bem como preenchimento de formulários de encaminhamento para exames de ecografia vascular, que serão realizados durante o evento.
 
O Checkup Vascular é idealizado e promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular (SBACV) que envolve ações de esclarecimento sobre como surgem, como são diagnosticadas e como podem ser prevenidas/reduzidas as doenças vasculares. De acordo com o professor Adolfo Lara Brkanitch, coordenador do evento pela UPF, a motivação da iniciativa nasce da elevada mortalidade causada pelas doenças cardio-neuro-vasculares, que, segundo ele, ocupam o 1º lugar no Brasil, bem como na maioria dos países. “Dessa forma, o movimento tem como objetivo maior enfatizar a importância da prevenção das doenças vasculares com cuidados da saúde, enfatizando medidas (primárias e secundárias) que possam colaborar com a prevenção e redução dessas moléstias”, destacou.

Entenda o que é Prevenção Primária e Secundária
Prevenção Primária - hábitos de vida saudáveis
- Importância da alimentação saudável (menos: sal, álcool, gordura e açúcar)
- Importância de prática regular de atividades e exercícios físicos;
- Importância de evitar/abandonar o tabagismo;
- Importância de administrar o estresse;
- Importância da qualidade do sono;
 
Prevenção Secundária - consulta médica, exames complementares e tratamento.
- Importância de consultas e exames médicos periódicos;
- Importância de exames específicos dos fatores de risco (HAS, DM, DISLIPIDEMIA);
- Importância de exames específicos da circulação, dentre eles o ultrassom vascular;
- Importância do tratamento precoce e adequado;