Extensão

Capacitação sobre a competição de lançamento de foguetes

16/04/2019

17:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

O curso de Física da Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do grupo de Astronomia, realiza a 4ª Competição de Foguetes. A final será realizada no dia 4 de junho, na UPF. Nesta terça-feira, 16 de abril, foi promovido um curso de formação para os professores representantes das escolas que participarão da competição. A atividade ocorreu no laboratório 118 do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), Campus I.

O curso de formação tem como objetivo esclarecer dúvidas dos professores que orientarão os alunos na construção dos foguetes nas escolas. Participam da competição estudantes de ensino médio de escolas públicas de Passo Fundo e região. “O objetivo da competição é difundir o ensino de astronomia e aproximar a escola da Universidade”, salientou o professor de Física, Me. Alisson Giacomelli. 

Foguete é um veículo espacial que tem a potencialidade de se mover a altas velocidades e de atingir distâncias que vão além da atmosfera terrestre. No caso da competição, os estudantes utilizarão obrigatoriamente garrafas pet e canos de PVC para a base. O combustível será água e ar comprimido. Cada equipe deverá ser composta por no mínimo três e no máximo cinco integrantes. Entre os requisitos que também serão avaliados, estão o alcance e a precisão. “É um desafio que mostra a aplicação da física e da matemática num contexto real. Além de aprender a teoria, eles conseguirão visualizar o que estudaram. Na nossa escola, quatro turmas do ensino médio participarão da competição”, comentou a professora de Matemática da Escola Estadual Arco Verde, Arieli dos Santos.

Os professores interessados devem realizar a inscrição da escola até o dia 14 de maio, no site da UPF. A data limite para o envio do formulário com os três grupos melhores colocados de cada escola é dia 21 de maio. A final ocorre no dia 4 de junho, no Centro de Eventos da UPF.